No Dia das Mães deste ano, considera a segunda data mais importante para o varejo brasileiro, pelo menos 50% dos consumidores não estão dispostos a gastar com presentes. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Federação e pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp). Esse número teve um aumento, se comparado com o 2015, quando 46% deram a mesma resposta.
Por outro lado, 45% que não abrem mão da lembrança, 30% informaram que pretendem gastar menos. Sendo que no ano passado, somente 12% reduziram os custos. Já aqueles que desejam manter o valor passou de 49%, em 2015, para 35%.
O diretor do departamento de pesquisas e estudos econômicos da Fiesp e do Ciesp, Paulo Francini, afirma que o resultado da pesquisa não foi uma surpresa. Em sua análise, a dimensão da piora da intenção de compras é compatível com a deterioração da economia brasileira. “Não é questão de não querer dar presente para a mãe. É não ter dinheiro para comprar”, explica.
A pesquisa indica, ainda, que é por estarem endividadas que 51% das pessoas que pretendem dar o presente vão reduzir o valor da compra. No ano passado, 38% citaram o mesmo motivo. “O País ficou mais pobre em torno de 4% na geração do PIB no ano passado e isso faz com que todos nós fiquemos mais pobres”, conclui Francini.
A pesquisa Pulso Brasil, encomendada pela Fiesp, foi realizada pela Ipsos Public Affairs com amostra de 1.200 pessoas entre os dias 13 e 30 de março.