Microsiga na luta contra pirataria editorial



O Projeto Microsiga Dá Educação, iniciativa do executivo Ernesto Haberkorn, sócio fundador do Grupo Totvs, acaba de negociar o Programa Controle de Impressão de Publicações (CIP) com a Faculdade Impacta de Tecnologia (FIT). O software permite a impressão de qualquer página ou capítulo do livro Gestão Empresarial com ERP a um custo inferior ao de uma fotocópia. A idéia é preservar o direito autoral e, ao mesmo tempo, tornar a obra mais acessível aos alunos da faculdade.

 

A publicação, indisponível para a venda, é utilizada como material didático na FIT e em outras universidades e escolas conveniadas ao Projeto Microsiga Dá Educação. Para permitir a aquisição parcial do conteúdo, a FIT adquiriu um pacote que possibilita a impressão de 10.000 páginas pelo valor de R$ 400,00, o que significa R$ 0,04 por página.


Dependendo do capítulo solicitado pelo professor, o volume é suficiente para disponibilizar conteúdo para mais de 500 alunos. “É um investimento relativamente baixo e que pode ser implementado com facilidade em todas as universidades e escolas. Além disso, os leitores também se beneficiam com o acesso totalmente lícito à obra”, explica Haberkorn.


O sistema desenvolvido pelo Projeto consiste na digitalização de todos os capítulos do livro, separadamente, que só poderão ser impressos depois de um processo de decodificação. Ao acessar o programa, o professor, ou usuário do sistema, poderá selecionar as páginas desejadas e solicitar a impressão. “O sistema irá agilizar a seleção de material didático para as aulas. O professor poderá selecionar a impressão apenas dos capítulos que dizem respeito à disciplina ou à aula específica. Assim, o aluno também será beneficiado, com menores gastos”, afirma José Augusto Ogando, coordenador do Projeto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima