As transações feitas em dispositivos móveis já correspondem a 50% de todas as vendas online no Brasil. É o que mostra o estudo Análise do E-commerce no Mundo, referente ao primeiro trimestre de 2018, divulgado pela Criteo. O relatório analisou dados de navegação e compra de mais de cinco mil varejistas em mais de 80 países. O estudo revela ainda que varejistas que possuem aplicativos têm cerca de um terço (30%) dos pedidos no ambiente mobile sendo feitos nesses canais. Além disso, a taxa de conversão em apps de compras é três vezes maior que na web mobile.
Ao analisar as vendas por dispositivos, as transações concluídas via smartphone registraram aumento de 48% em relação ao primeiro trimestre de 2017, enquanto vendas por tablets e desktops tiveram queda de 24% e 15%, respectivamente. Os consumidores estão mais propensos a comprar utilizando aparelhos mobile durante a noite e aos finais de semana. O desktop continua sendo o ambiente de compras preferido durante o horário comercial.
“Nosso estudo mais recente mostra mudanças contínuas das compras via desktop para compras mobile, bem como de sites de varejo para aplicativos. O consumidor de hoje está em movimento e pesquisa em várias telas, exigindo uma abordagem coesa orientada por dados para cruzar e influenciar as decisões de compra”, afirma Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina. “Para os varejistas com lojas físicas, a adoção de aplicativos e a melhoria da infraestrutura de dados estão abrindo novos horizontes no marketing omnichannel, com a combinação entre online e off-line em uma jornada de compras ininterrupta e mensurável”.