Momento de inovar

0
2
Autor: Silvia Aragão
Já dizia Steve Jobs: a inovação distingue um líder de um seguidor. Estamos em um momento ímpar, onde a tecnologia avança exponencialmente, os clientes se tornam mais exigentes e inovar se tornou uma questão crucial para as empresas. Conhecer o consumidor e a sua jornada, promover campanhas de engajamento, fazer parcerias de negócios, estar presente nas redes sociais e usar a tecnologia para oferecer sempre as melhores experiências são de grande importância para quem não quer ficar atrás.
Os millenials já impulsionaram uma grande revolução no consumo e com a Geração Z não será diferente. Nascidos entre 1995 e 2010, os chamados “nativos digitais” possuem um poder aquisitivo de 44 milhões de dólares, são mais imediatistas que a geração Y e já influenciam 93% das compras de casa, de acordo com uma pesquisa da IBM.
Indo ao encontro deste perfil de consumidor, as campanhas de fidelidade, que demandavam um certo prazo para que os clientes recebessem o seu benefício, dão lugar às campanhas de engajamento, com canais que promovem ofertas imediatas e tangíveis. Neste modelo, é importante entender o comportamento do consumidor para oferecer a promoção exata e garantir que a ação tenha sucesso. Tecnologias como a geolocalização, além dos próprios aplicativos, podem ser grandes aliados para potencializar as ações.
Já quando se fala em relacionamento com o cliente, a multicanalidade segue como principal destaque e o desafio é oferecer uma experiência rápida, simples, intuitiva e personalizada. Whatsapp, facebook, SMS, e-mail, chat ou telefone são algumas das opções que o consumidor tem à disposição na hora de fazer uma compra, tirar dúvidas, elogiar a empresa ou fazer uma reclamação. O diferencial nesta área fica por conta da Inteligência Artifical e dos Bots, que garantem um atendimento ainda mais rápido e eficaz.
Pesquisa recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que 73% dos clientes preferem entrar em contato com uma empresa por meio de um chat inteligente.
A transformação digital está acontecendo, muito impulsionada pela mudança do perfil do consumidor. Este é o grande momento para olhar as tendências e se tornar disruptivo, perceber e se aproximar do cliente, além de promover sempre a melhor experiência. É um grande desafio, mas utilizando todos os conceitos e tecnologias disponíveis, as empresas, mesmo que atuem no B2B, terão um novo olhar sobre o mercado B2C, afinal o poder está definitivamente nas mãos do consumidor final.
Silvia Aragão é diretora comercial e de novos negócios da Orbitall.