Movimento do comércio cai durante jogos


O jogo entre Brasil e Japão, na última quinta-feira (22/06), pela Copa do Mundo, fez com que o movimento do comércio diminuísse 30% em relação à um dia antes (21/06). A comparação não foi feita com o mesmo dia da última semana porque a quinta-feira (15) anterior foi feriado de Corpus Christi. No horário do jogo, das 16 às 18 horas, a queda nas consultas do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) chegou a 94,7%. No primeiro jogo, entre Brasil e Croácia (13), a queda durante o jogo chegou a 97%.

O número de consultas ao SCPC foi 6,5% maior até o meio-dia de quinta na comparação com a quarta-feira. Até as 15 horas a queda foi de 13%, entre as 15 e 16 horas, de 74%; e após o jogo, das 18 às 21 horas, de 54%.

O superintendente de Economia da ACSP, Marcel Solimeo, explica que não houve recuperação das vendas após o jogo. “Ou as pessoas se programaram para ir as compras antes do jogo ou realmente houve um menor interesse em acompanhar a partida com o Japão pelo fato do Brasil já estar classificado”. Para a próxima partida, marcada para amanhã (27/06), ao meio-dia, entre Brasil e Gana, o economista estima que a queda nas consultas seja menor ao fim do dia. “Por ser no horário do almoço, acredito que no período da tarde ainda possa haver alguma recuperação das vendas”, adianta Solimeo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima