Depois da consolidação da Web 2.0 no ano passado, as corporações preparam-se para uma nova etapa tecnológica, caracterizada pela convergência digital, interesse crescente pelas redes sociais, entre outros aspectos. “Por meio das ferramentas da Web 2.0, as corporações conseguiram, no ano passado, potencializar os negócios, mas agora novas mudanças vão ocorrer, impulsionadas pelas novas tecnologias”, afirma Marcelo Povoa, sócio-diretor executivo da MPP Solutions, empresa especializada em planejamento estratégico, criação e desenvolvimento de soluções para diversas aplicações em Internet.
Entre as tendências e negócios que deverão movimentar o mercado corporativo em 2008, Marcelo destaca a inclusão digital; a expansão de banda larga; a integração entre TV, computador e telefone em terceira geração; o investimento de empresas de telecomunicação em IPTV; o crescimento das redes sociais, como MySpace e Orkut; além do aumento da demanda por soluções anti-spam. A princípio, o executivo acredita que o acesso à Internet no Brasil tende a se ampliar mais para outras classes além da A e B. Hoje, apenas 20% dos brasileiros têm acesso, segundo estudo realizado pelo Fórum da ONU, número bem abaixo da média em comparação a outros países.
Segundo Marcelo, o aumento nas vendas de computadores se deve à redução no custo para o usuário final, além da iniciativa do governo, de organizações da sociedade civil e empresas que têm investido em projetos para inserir classes menos favorecidas. Também relacionado à inclusão digital está o aumento de investimentos na banda larga. Embora, essa realidade seja bastante distante para muitas pessoas, o especialista diz que a difusão da tecnologia fará com que as empresas de telecom comecem a ofertar preços cada vez menores, paralelamente ao aumento de Mbps no tráfego de informações.
Em relação à tecnologia de terceira geração (3G), o diretor prevê amplo crescimento no mercado na produção de serviços e conteúdos web para celulares. A integração entre TV, computador e telefone, ou seja, a interatividade entre esses três equipamentos será a alavanca propulsora de grandes negócios para as empresas. “O IPTV vai decolar no País”, diz Povoa, ao destacar que muitas empresas, principalmente de telecom, já estão investindo nesse modelo de TV, cujas informações trafegam pela rede IP, ou seja, pela Internet, por meio de banda larga.
Em 2008, as redes sociais também vão se destacar. O Orkut e o MySpace, por exemplo, vão se expandir por meio de nichos de audiência. De acordo com Marcelo, será necessário conhecer o perfil dos usuários e planejar publicidades mais elaboradas e estratégicas capazes de atingir o público-alvo. “As empresas precisam conhecer mais seus consumidores para expor seus produtos”, completa.