O Grupo GfK, especializado em pesquisa, escolheu fazer uma transição gradual na liderança da operação no Brasil. A subsidiária teve nos últimos seis anos Paulo Carramenha como diretor geral, que optou em se desligar para priorizar outros projetos. Desde julho, ele vem administrando a ambientação, nos negócios, de Felipe Mendes – selecionado para tomar posse em seu lugar. O trabalho em sinergia com o novo dirigente vai acabar em 2013, quando irá ocorrer a troca de direção oficial. Esse processo visa assegurar o aprendizado da cultura da empresa por parte do executivo que chega.
Para a seleção do novo profissional, a preferência era por encontrar alguém que tivesse acúmulo de experiências na área de instituto de pesquisa. Com esses requisitos, em 2012, Mendes foi contratado onde tinha uma bagagem de mais de 19 anos de experiência no mercado. Trabalhou em instituições como Unilever, além dos Institutos de pesquisa Ipsos e TNS.
A responsabilidade de Mendes é a de estabilizar a atuação global da GfK sem se desviar do mercado local. A perspectiva é de que a participação dos negócios no Brasil cresça dentro do Grupo GfK, visando o objetivo de chegar a 2 bilhões de Euros até 2015 em nível global. No organograma da empresa, Mendes tomará posse da Divisão de Consumer Experiences no Brasil e José Guedes continuará no comando da área GfK Consumer Choice.