A Internet, na Europa e Estados Unidos, vive uma revolução feminina. As internautas respondem hoje por mais da metade dos usuários da web. Além disso, o número de portais com temática feminina cresceu 35% em 2007. Esses são alguns dos resultados da pesquisa The Female Web, estudo global conduzido pelo The Future Laboratory e divulgada pelo portal LS:N, representado com exclusividade no Brasil pela Voltage, empresa que estuda o comportamento humano.
Segundo Paulo Al Assal, diretor-geral da Voltage, os portais femininos têm atraído mais atenção e investimentos do que os destinados ao público masculino. “As pesquisas mostram que 25% das mulheres entre 18 e 75 anos reduziram o tempo de leitura de revistas femininas e aumentaram o tempo gasto na blogosfera. Um dado interessante é que as blogueiras já superam os homens em países como França, Estados Unidos e Inglaterra. Nos Estados Unidos, existem 36,2 milhões de mulheres que assinam blogs”, explica.
O estudo ainda mostra que a tendência de mulheres dominarem a web não altera apenas o cenário on-line, mas a forma de comercializar produtos e serviços na Internet. Hoje, as mulheres são responsáveis por 63% das compras pela web nos Estados Unidos. Na prática, mulheres gostam de comprar e de socializar: atributos que se encontram e se complementam no universo da web.