As mulheres estão mais propensas do que os homens a adquirir um seguro residencial. As coberturas vinculadas a compras em redes varejistas preenchem as necessidades tanto da mulher provedora do lar como da mulher independente. Estes são alguns dos resultados apontados em levantamento realizado pela Aon Affinity do Brasil, que registrou o perfil de consumo feminino quanto à compra de seguros.
Corretora especializada na gestão de seguros massificados, a Aon Affinity do Brasil identificou que 70% das mulheres gostariam de ter um seguro de vida, enquanto 64% dos homens optariam por este tipo de cobertura. A proteção à residência é desejo de 47% das entrevistadas; já entre os homens, 44% pensam em um produto que proteja itens que compõe o lar. “Existem dois perfis de mulher que compra seguros: a provedora do lar, preocupada com a família, e a mulher independente, preocupada com o bem estar, beleza e sucesso profissional”, destaca César Medeiros, diretor de Marketing da Aon Affinity.
O executivo afirma que as mulheres costumam ser mais conscientes na hora da decisão de compra de um seguro que beneficia a família; pesquisam os prós e contras da cobertura, e antes de efetuar a compra, buscam ter certeza de que a escolha é a correta. As mulheres não agem por impulso ao comprar seguros, continua César Medeiros, antes de efetuar a compra de uma cobertura, elas pesquisam. “Para comprar, elas querem entender o produto. Quando entendem, se dispõem a pagar mais”, completa.
Segundo o levantamento da Aon Affinity, os seguros que mais agradam ao perfil feminino são o seguro de vida e aqueles que estão diretamente relacionados com o universo feminino, como o seguro residencial, que oferece serviços para a casa, como eletricista, chaveiro, encanador, vidraceiro e reparos de eletrodomésticos. A pesquisa registrou que estas modalidades de serviços atraem a mulher pelo fato de ela não ter o hábito de realizar consertos em casa, mas precisar deles com freqüência.