É muito comum ouvir falar no uso redes sociais para estreitar o relacionamento com o cliente e melhorar as vendas. Mas pouco se comenta sobre o processo de adoção e manutenção de uma página, por exemplo, no “facebook” e das vantagens e problemas que cada atitude num veículo destes pode trazer. A Internet não possui regras, mas toda empresa deve ter bom senso e saber que as redes sociais são um ambiente dominado por usuários que detém voz e, consequentemente, poder. Logo, as atitudes tomadas em uma mídia desta devem ser cautelosamente planejadas. Gil Giardelli, CEO da Gaia Creative, professor da ESPM e especialista em redes sociais, aponta que é preciso, antes de qualquer coisa, definir as etapas de seu projeto de relacionamento on-line, que ele resume em três passos: monitorar, pesquisar e analisar.
O primeiro ato contempla o acompanhamento da presença digital da empresa, procurando saber qual a relevância e o engajamento da marca no meio digital. “Isso inclui ver o número de menções, se são positivas ou negativas, o perfil de cada usuário e se eles realmente têm um relacionamento com a marca”, indica Giardelli. A partir do momento que monitorar vira uma ação cotidiana, é hora de passar para o próximo passo: pesquisar para promover novidades. “Para isso, é importante estudar todo o seu benchmarketing nacional e internacional, com o objetivo de encontrar novas ações de inovação”, completa. Por fim, vale analisar os dados obtidos no monitoramento e benchmarketing para definir a linha editorial e estratégias de divulgação. Assim, é possível definirmos conteúdo relevante direcionado para o público e complementamos com seeding, ações promocionais e concursos culturais.
É muito importante saber que uma página em rede social requer manutenção e atualização constante. Giardelli ressalta que é preciso ter transparência, responder e agradecer comentários, citar fontes e ser receptivo aos feedbacks, mesmo que negativos. Monitorar o que os usuários falam, transformar estes dados em informações e aplicá-las em seus negócios é o essencial. O facebook é hoje umas das redes sociais de maior audiência e isso é com certeza uma ferramenta potencial para disseminar informação e gerar engajamento. “Mas é necessário estratégia, planejamento, foco, relevância, monitoramento e conteúdo de qualidade”, conclui Giardelli.