A seguradora Nationwide Marítima utiliza a tecnologia de data mining da norte-americana SPSS como ferramenta de apoio à gestão de negócios. A empresa, que tem uma programação de investimentos da ordem de US$ 250 milhões no País, está montando um repositório de dados com informações de milhares de corretores espalhados pelo Brasil, como base em uma estratégia de expansão.
Segundo Ivan de Souza, coordenador de marketing de banco de dados da empresa, a aplicação da plataforma SPSS ajuda a seguradora a obter perfis detalhados de seus clientes e a identificar tendências comportamentais em relação aos produtos da empresa. “Este tipo de informação pode não só evitar o churn, como otimizar a oferta em operações de vendas cruzadas. A exploração adequada dos dados ajuda a maximizar a eficiência de nossas ações de marketing direto e até sintonizar nossas formas de atendimento com os anseios do cliente”, conclui Souza.
De acordo com Ricardo Ventura, presidente da SPSS Brasil, o setor financeiro está caminhando para se tornar um dos maiores mercados para data mining no Brasil, a exemplo do que aconteceu com telecomunicações. “Inúmeras seguradoras, bancos e empresas de cartão estão partindo para aplicações como a análise de riscos em operações de crédito ou em auditoria de dados para identificação ou prevenção a fraudes”, finaliza Ventura.