A Netshoes anuncia, oficialmente, sua nova plataforma de tecnologia para comércio eletrônico. Como parte do plano de reestruturação na área de tecnologia da organização, o novo sistema foi 100% desenhado pelo time interno, de forma a atender as necessidades da companhia e focado principalmente em melhorias para os clientes. “A plataforma entrega para os clientes lojas mais rápidas e dinâmicas, melhorando também a personalização de acordo com os interesses de cada cliente. Isso favorece a navegação tanto no desktop, quanto no m-site e aplicativos da marca, elevando ainda mais a experiência de compra do cliente, principal objetivo da Netshoes”, explica André Petenussi, diretor de tecnologia da Netshoes.
O novo projeto vem ao encontro de um dos principais objetivos da companhia com a reestruturação de tecnologia, iniciado em 2016, que era permitir que a área gerasse um impacto mais direto no negócio. A Netshoes sentia a necessidade de implementar um sistema feito sob medida para seus e-commerces, para que eles pudessem funcionar de maneira mais assertiva, ágil e otimizando resultados. “O sistema produzido internamente tem como objetivo atender as necessidades particulares do nosso modelo de negócio. Utilizando-se tecnologia de ponta a nível global, o projeto nos permite aprimorar a experiência do cliente com um site ainda mais rápido e uma navegação mais fluída. Além disso, nos abre portas para explorarmos novas possibilidades e inovação de forma mais rápida, pois já nasce na nuvem e é muito mais flexível para customização e novos desenvolvimentos”, explica o executivo.
O lançamento da plataforma foi feito de forma gradativa, seguindo diferentes etapas, definidas a partir da complexidade e tráfego dos e-commerces sob gestão da Netshoes. O sistema foi desenvolvido há mais de um ano e teve a última fase de implantação concluída recentemente com a Netshoes.com.br, sendo que todas as lojas virtuais dos times brasileiros de futebol administradas pela Netshoes foram as primeiras a receber o sistema. Inclusive, a shoestock, marca adquirida e relançada pela Netshoes no início de 2017, foi reinaugurada também já com o novo sistema.
Na segunda etapa de implementação, o objetivo foi expandir a plataforma para as lojas dos times latino-americanos e também para os e-commerces de outras modalidades esportivas, como NFL. Em seguida foi a vez de migrar totalmente os sistemas de Netshoes México e Argentina. Como penúltima etapa, a companhia tratou da implementação da nova tecnologia na Zattini, durante o segundo semestre de 2017 para, na sequência, concluir o projeto com a Netshoes Brasil.
Petenussi afirma que, conforme a expansão do novo sistema avança, o trabalho da área de tecnologia da Netshoes ganha em tempo e em performance. “A plataforma simplifica muito a evolução e a manutenção se comparada com a plataforma anterior. Inteiramente orientada a microsserviços e rodando em uma infraestrutura na nuvem ganhamos em otimização, agilidade e customização, adicionando valor ao negócio com ganho de escala e redução de custo, ou seja, e-commerces mais eficientes e produtivos, e muito mais dinâmicos que os anteriores”, finaliza.