A Nextel tem, nos últimos anos, mobilizado todos os esforços para que a qualidade da experiência do cliente seja reconhecida como principal diferencial no setor de telefonia móvel. Para isso, realizou uma profunda análise de toda a jornada do cliente, da contratação ao cancelamento, e desenhou um novo modelo operacional. Do ponto de vista tecnológico, um dos principais gargalos do setor é o grande volume de sistemas legados, que possuem baixa capacidade de integração e de adaptação às novas demandas da indústria. Para superar essa barreira, a área de TI, em parceria com a Engineering do Brasil, redesenhou a arquitetura com uma abstração digital da operação, utilizando o conceito de microsserviços e APIs.
Desenvolvida em apenas 60 dias por uma equipe de 30 profissionais, a nova plataforma simplificou a interface com os sistemas legados e viabilizou a disponibilização de dados em tempo real. Além disso, possibilitou o compartilhamento de dados com empresas parceiras – como fornecedoras de serviços de valor adicionado (SVA), OTTs e empresas de call center – e a criação de novos produtos digitais.
Para Marcelo Amar, CIO da Nextel, a nova plataforma deu grande agilidade à operação e atendeu às demandas das áreas de negócios. “A arquitetura baseada em microsserviços oferece escalabilidade, resiliência, autorrecuperação e flexibilidade. Além disso, o projeto contou com metodologias ágeis, tecnologias inovadoras e com o conceito de DevOps, o que assegurou resultados imediatos para toda a companhia”, destaca. Segundo Filippo di Cesare, CEO da Engineering do Brasil, o projeto mostrou a importância do Digital Transformation Framework como nova ferramenta necessária para as empresas alcançarem os pilares fundamentais da jornada digital, como a transformação da customer experience, além da transformação dos processos pperacionais e dos modelos de negócios.