Nossa Caixa apóia desenvolvimento cultural



O Banco Nossa Caixa, por meio da Lei Rouanet, apóia a restauração do antigo Colégio Campos Sales, localizado na Liberdade, e sua conversão no Museu de Arte Moderna Nipo-Brasileira Manabu Mabe. O museu será inaugurado em 2008 e fará parte dos eventos comemorativos do centenário da imigração japonesa no Brasil. O projeto foi aprovado pelo Ministério da Cultura e tem orçamento estimado em R$ 10 milhões. Serão três fases até a inauguração: restauração do prédio, implantação da estrutura museológica e montagem expositiva. As obras devem começar ainda este mês.


O museu terá uma área de cerca de 2.500 m² com acesso para deficientes físicos e instalações de última geração. O espaço abrigará um acervo considerado por especialistas como um dos mais representativos da arte moderna nipo-brasileira, com obras de artistas como Handa, Tamaki, Tanaka, Susuki, Higaki, Fukushima, Ohtake, Shiró e Manabu Mabe.


O projeto de restauração do edifício irá respeitar o estilo arquitetônico e suas instalações históricas. A maior alteração na construção acontecerá no porão, que será escavado para aumentar o pé-direito e transformar-se em um auditório. Nos demais espaços, serão criados diversos ambientes: salas de exposições permanentes e temporárias, jardim de esculturas, loja do museu, cafeteria, biblioteca de artes, centro de restauração e ateliê para escolas de artes. O espaço receberá climatização e iluminação adequadas para a recepção das montagens expositivas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima