Nossa Caixa aumenta produtividade com o Natural DB2

O Banco Nossa Caixa está utilizando o Natural DB2, um ambiente de desenvolvimento de aplicações de negócios, no sistema de empréstimos, considerado um dos mais importantes da instituição. A aplicação proporcionou aumento na produtividade e rapidez nas atividades cotidianas do setor. O Natural DB2, comercializado pela Consist, também está sendo utilizado no sistema de Cadastro Único de Clientes (entre pessoas físicas e jurídicas o banco tem mais de três milhões de clientes), além de outros sistemas significativos, tais como: o Cadastro Imobiliário e o de Recursos Humanos, com três mil programas cada um.

Eliana Aparecida Casarini, responsável pela divisão de suporte a sistemas da Nossa Caixa, explica que o sistema de empréstimo realiza toda a proposta de operação, integrada a um sistema de cliente (planilha de risco para concessão ou não do empréstimo) vinculado ao sistema de cadastro único de clientes, feito por meio do banco de dados Adabas e que o uso do Natural DB2 foi imprescindível para o sucesso da implantação. Como um novo desafio, Eliana Casarini aponta o sistema de Loteria Cultural, a ser lançado, com as tabelas em DB2 e o sistema em Natural. “A utilização do Natural, em termos de desenvolvimento, continua sendo grande devido à cultura Natural/Adabas”, diz Eliana.

De acordo com a explicação de Koiti Kanazawa, gerente da divisão de suporte tecnológico do Banco Nossa Caixa, há uma “cultura Natural/Adabas” no banco e que existem, por exemplo, mais programas em Natural do que em Cobol. “São mais de 25 mil objetos em Natural e analistas de suporte, especialistas na linguagem e no uso, além de analistas de sistemas e programadores”, afirma. “Trabalhamos também em nossa diretoria de Tecnologia da Informação com o conceito de fábrica de software, com pessoal terceirizado, o que aumenta o número de técnicos envolvidos em um projeto”, completa. O banco de dados Adabas representa 70% da instalação e grande parte dos programadores do Banco Nossa Caixa preferem programar em Natural, por dominarem a linguagem e considerarem o sistema bastante interativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima