Em visita ao Brasil, o CEO da Oracle, Mark Hurd, discutiu sobre como a experiência do consumidor e a disruptura digital estão mudando a forma de fazer negócios. Além disso, ele destacou a grande oportunidade para as companhias criarem um novo tipo de relacionamento com seus clientes, com o apoio do big data, mobilide e redes sociais.
Para ele, no mundo analógico as relações eram de pessoa para pessoa. Atualmente, no mundo digital, a interação passou a ser de uma pessoa para um grande grupo. Neste novo cenário, a estratégia das empresas deve ir além do monitoramento das menções negativas nas redes sociais. É preciso antecipar e criar uma experiência satisfatória para os clientes, usando o grande volume de informações que os próprios consumidores geram publicamente nas redes sociais ou mesmo por meio dos diversos canais em que se relacionam com as empresas. Um exemplo usado por ele foi o do setor de telecomunicações. Hoje, as operadoras de telefonia sabem onde o consumidor está, quando usa o telefone e por quanto tempo, qual a qualidade do sinal e da banda de internet, entre outras informações relevantes. Com esses dados, é possível pensar em ofertas adequadas e personalizadas de acordo com o perfil de cada consumidor.
Enquanto para alguns setores isso já está se tornando realidade. Por outro lado, outros ainda precisam evoluir, mas basta que uma empresa de um determinado segmento passe a se relacionar dessa nova forma para que as outras a sigam. Segundo o CEO, essa disruptura digital traz uma grande mudança no relacionamento com o cliente e está afetando todo o mercado.