O software NetBase, responsável pelo monitoramento em mídia social na recente campanha eleitoral de Angela Merkel e Barack Obama, chega ao Brasil. A plataforma está sendo lançada via parceria com a brasileira Polis Consulting. Baseado em tecnologias que captam o “sentimento” e “paixão” expressos em textos, o NetBase é um sistema em nuvem que realiza análises de mídia social em tempo real, processando diariamente bilhões de posts que dão a marcas e agências uma forma de monitorar o mundo digital.
Ele analisa tendências, fornecendo insights para correção instantânea de estratégias de comunicação e gerenciamento de serviços de atendimento ao cliente (via módulo engagement/publishing). “Velocidade, precisão e facilidade de uso são o tripé sobre o qual o NetBase é construído”, diz Kohlitz. “Tudo é intuitivo e parametrizável já na hora de definir a pesquisa”. Segundo o empresário, recursos como esses fazem do NetBase solução utilizada por uma lista de clientes corporativos que incluem marcas, como Coca-Cola, Walmart, Visa, Kraft e agências como Ogilvy, BBDO e WPP.
A estratégia da Polis Consulting para o NetBase no Brasil tem como foco mercados de varejo, bens de consumo, mídia e setores público e político. Para Andy Johnson, vice-presidente da NetBase, a dimensão do mercado e o fato de que os brasileiros são aficionados por mídia social fazem do país um campo estratégico para a rede de canais e a expansão internacional da NetBase. “Estamos muito felizes em encontrar o parceiro certo para o mercado brasileiro com a Polis Consulting e Alexander Kohlitz”.