Novo cliente quer ser único

Assim como o mercado, o consumidor evoluiu. Atualmente as corporações se deparam com clientes que exigem mais por terem informações sobre o produto ou serviço e até sobre a empresa. “O consumidor sabe exatamente o que ele quer, ele está cada vez mais antenado às novidades do mercado. Agora o cliente escolhe um produto pela sua qualidade e não só pelo preço acessível”, afirma a diretora de marketing da Dell, Fabiana Marcon. A diretora ainda comenta que os clientes que estão interessados em comprar notebooks ou desktops, no caso da Dell, normalmente, realizam pesquisas na internet para conhecer a opinião de outras pessoas. “O perfil de compra é muito mais qualitativo do que quantitativo”, revela.
Para ela, as empresas oferecem um vasto leque de produtos para o cliente final e isso faz com que o consumidor seja ainda mais cuidadoso em sua escolha. “As companhias precisam ser mais diligentes em seus esforços para atingir e fidelizar o cliente nos produtos que vende”, sugere a diretora de marketing. 
De acordo com Fabiana, as transformações, o processo de fidelização do cliente não muda. Qualidade, comprometimento, interação e proximidade continuam sendo os critérios básicos para conquistar o consumidor. Além disso, Fabiana comenta o crescimento do mercado consumidor também fez aumentar o poder que o cliente tem na hora de tomar decisões para a compra. “A interação com o consumidor é essencial para que possamos desenvolver produtos que atendam às necessidades de cada um e para que possamos proporcionar um atendimento de qualidade, ou seja, ajustar os processos para acompanhar as mudanças do consumidor e do mercado”, conta.
A diretora ainda aconselha que as companhias entendam que cada cliente possui um perfil e necessidades diferentes. Isso faz com que as empresas criem produtos ou serviços personalizados, para cada classe social, região e outras segmentações, para que a expectativa de cada um seja atendida ou superada. “O cliente deve ser tratado como único”, encerra. 

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