A General Motors anunciou a promoção de Carlos Zarlenga como novo presidente da empresa no Brasil, assumindo as funções a partir do dia 01 de setembro em substituição a Santiago Chamorro. Já Chamorro foi promovido e ocupará o cargo de vice-presidente de Global Connected Customer Experience (GCCX) na sede da GM em Detroit. Sua experiência será determinante para o processo de inovação e liderança da montadora em conectividade e mobilidade urbana, áreas que estarão sob seu comando em sua nova posição. Ele reportará diretamente para a chairman e CEO, Mary Barra.
Zarlenga assume a responsabilidade por toda a operação no Brasil com o compromisso de consolidar e expandir a liderança da Chevrolet. Ele, que até agora ocupava o cargo de CFO da GM América do Sul, traz para a nova posição um conhecimento profundo e experiência global na gestão de operações complexas.
“A chegada do Carlos Zarlenga garante a continuidade do nosso plano de negócios com o objetivo de viabilizar a realização da segunda metade do maior plano de investimentos da história da companhia no Brasil, no montante total de R$ 13 bilhões até 2019. Recentemente, a Chevrolet se tornou a marca líder em vendas, com a melhor e mais inovadora linha de produtos e foco no consumidor. Certamente vamos continuar a surpreender nossos clientes com o Zarlenga”, afirma Barry Engle, presidente da GM América do Sul.
Antes de assumir a presidência e ser CFO da empresa para América do Sul, Zarlenga foi Presidente da GM Argentina, Uruguai e Paraguai (GMA). Além disso, também já atuou como vice-presidente e CFO da GM Coréia e diretor do Conselho de Administração da GM Uzbequistão, uma joint-venture entre a GM e o Governo do Uzbequistão. Antes e entrar na montadora, ele trabalhou na General Electric, onde ocupou o cargo de CFO GE Consumer and Industrial para a Europa, Oriente Médio e África.