Para ajudar as pessoas a escrever mensagens de texto facilmente com o T9 Text Input, a Nuance Communications, distribuidora do produto, criou a campanha “Embaixadores T9”. A ação de comunicação boca a boca vai selecionar jovens que irão atuar como multiplicadores do uso do software pelas principais capitais do País em locais como shoppings centers, escolas, cursinhos, faculdades e lojas de conveniência. O objetivo dos embaixadores é mostrar como as facilidades do T9, software que permite escrever um SMS rapidamente, com um toque para cada letra. O projeto piloto começa em São Paulo, e terá duração de um mês, mas a idéia é estender a campanha para o Rio de Janeiro, Recife, Porto Alegre e Brasília.
A meta é selecionar 900 embaixadores. Eles serão abordados em blitze por promotores durante 10 dias em locais de grande circulação do público-alvo. Os selecionados para disseminar a marca terão que validar a participaçãode no site www.t9.com.br, desenvolvido pela TV1.Com. Aqueles que não forem abordados pelos embaixadores também podem participar e se registrar pelo website, no qual há um tutorial que explica o uso da tecnologia. A partir daí, eles irão ensinar como utilizar o T9 para a maior quantidade possível de pessoas, inserindo o número do celular dos treinados no website para poder concorrer a prêmios. Cada usuário treinado e cadastrado no site equivale a um ponto para o embaixador. Os 20 primeiros colocados ganharão prêmios após a validação do treinamento, que incluem vales-presente de R$ 100 a R$ 1200. Os cinco melhores ganharão um celular Nokia N73, além dos vales-presente.
Um estudo feito pela Manning, Selvage & Lee, empresa global de relações públicas do Publicis Groupe, detectou que campanhas boca a boca, continuam sendo a forma mais comum e eficiente para divulgar informações, com 72% de participação, seguido pelo telefone, com 17%. De acordo com Daniel Barna, head de marketing para as soluções T9 na América Latina da Nuance Communications, “a promoção vai garantir, além da disseminação do uso do T9, um grande aumento na receita das operadoras”.