Quando se fala em relacionamento com o consumidor, ultimamente, a primeira associação feita é com tecnologia. Não é preciso muito esforço para perceber que o perfil do cliente mudou, mas também é preciso lembrar que nunca existiu tantos tipos de consumidores no mercado. Por isso, Roberto Hobeika, diretor de serviço ao cliente e RH da Azul Linhas Aéreas, acredita que não só o profissional desta área deva ser dinâmico, como o foco no cliente deve fazer parte da missão da empresa.
Cliente SA – Como o Sr. vê a área de gestão de clientes no Brasil atualmente?
Roberto: As empresas precisam entender que o cliente é o foco. O Brasil avançou muito, mas ainda não faz parte do DNA delas. Tem que estar escrito na sua “missão”
Hoje, qual o perfil que um profissional deve ter nessa área?
Dedicação, dinâmico, flexível, versátil.
Qual a importância do prêmio para o mercado de gestão de clientes?
Uma grande demonstração sobre importância do cliente para o sucesso das empresas.
Quais são as suas expectativas em relação à premiação?
O reconhecimento ao profissional que tem a visão sobre a importância do cliente.
Onde o Sr. tem feito a diferença na atividade de gestão de clientes?
Apesar de contarmos com equipes preparadas para atender nosso clientes em suas necessidades, dedico a maior parte do meu tempo no contato com eles, seja a bordo das nossas aeronaves quando em viagem, ou nos nossos sites do Call Center.
Principalmente quando temos que reparar alguma falha no nosso atendimento ou serviço. Poucos executivos da área falam com seus clientes.