O cliente no poder
Na última década as empresas mudaram seu ponto de vista. O cliente passou a ser enxergado como personagem principal. Na opinião do diretor geral da MMA Latam, Marcio Chaer, esse novo foco valeu para os últimos dez anos e valerá para os próximos dez. Em entrevista exclusiva, ele comenta as principais mudanças no período.
ClienteSA – Quais as principais mudanças que enxerga do mercado nesses últimos 10 anos?
Marcio Chaer – Tudo mudou. Nada mais é como antes na relação consumidor e empresas, e isso vale não só para os últimos dez anos, como valerá para os próximos dez. O consumidor está descobrindo que é o centro de atenção das marcas, que tem o poder de comunicar-se com elas, lhes fornecer seus dados, hábitos de consumo, preferências. E espera que as empresas, em contrapartida, lhes abram canais de diálogo que lhes tragam benefícios de acordo com seus perfis ao mesmo tempo em que respeitem sua privacidade.
Quem era a MMA Latam há 10 anos e quem ela é hoje?
Se existe um segmento que teve uma expressiva evolução foi o da mobilidade, que pode ser constatado por meio de uma linha do tempo com início na privatização das telecomunicações no Brasil, em 1998, e no consequente desenvolvimento tecnológico. Também acredito que o engajamento dos consumidores aos equipamentos móveis se deve à concorrência entre as operadoras, que fez com que o brasileiro aderisse maciçamente à mobilidade graças à queda dos preços. Além disso, as redes sociais também colaboraram.