CEO do Circuito de Compras – Shopping Feira da Madrugada descreve a trajetória do maior centro de compras populares da América Latina
O bairro paulistano do Brás, conhecido em todo o País pela força do comércio popular há muitos anos, ostenta também o maior centro de compras populares da América Latina e um dos maiores do mundo. Trata-se do Circuito de Compras – Shopping Feira da Madrugada, situado em uma área de 190 mil metros quadrados ocupada por 4 mil lojas. Esse espaço, onde circula uma média de 35 mil pessoas diariamente, é fruto de uma parceria público-privada criada pela prefeitura de São Paulo, visando tirar o microempreendedor da informalidade, dando apoio, inclusive com ajuda do Sebrae, para que desenvolvam seus negócios. Contando tudo que tem sido feito em apoio a esses micro comerciantes, André Seibel, CEO do Circuito de Compras – Shopping Feira da Madrugada, participou, hoje (05), da 1064ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA.
De acordo com o executivo, o Circuito de Compras, ou CDC, é um projeto relativamente antigo, que nasceu para alocar, no Brás, os comerciantes ambulantes que começaram suas atividades na rua 25 de março, no centro da capital paulistana. Foi um movimento iniciado pela prefeitura de São Paulo para oferecer uma condição melhor de trabalho. Com o boom nesse movimento nos anos 2000 nasceu a Feira da Madrugada, que carecia, na época, de uma infraestrutura adequada, saneamento, enfim, alguma organização. “Então, em 2016, a prefeitura abriu um edital para empresas dispostas a construir ali um shopping, oferecendo melhores condições para todos os comerciantes. Para nós, são todos microempreendedores urbanos e não ambulantes, muitos dos quais são também fabricantes daquilo que vendem e merecem todo o apoio para crescer em suas atividades.”
Diante dessa necessidade de organizar tudo, vencida a concorrência, foram comprados todos equipamentos necessários para a viabilização do espaço que possui cerca de 190 mil metros quadrados de área locável com 4 mil lojas, 1,4 mil boxes e estacionamento para 120 ônibus e 2400 carros, além de contar com acessibilidade, climatização, wi-fi, elevadores, banheiros e uma praça de alimentação, garantindo conforto e praticidade para todos. “Trata-se de um local que ganha muita importância para a cidade e até para o país, pois são muitas excursões de ônibus que chegam até de fora do Brasil. Estamos posicionados como um dos centro populares de compras do mundo e, certamente, o maior da América Latina.”
Para dar uma dimensão do volume movimentado no CDC, o executivo informou que o local recebe, diariamente, em média, de 90 a 100 ônibus de excursão de compras, formada, em sua maioria, também por empreendedores. “Nossas ações de marketing ou institucionais tem sempre o propósito de alcançar dois públicos, que são os locatários e os frequentadores do shopping. Esse é o nosso desafio diário, que é o de atrair e satisfazer esses dois tipos de clientes, com um média diária de 35 mil pessoas circulando e comprando neste espaço, com picos de até 180 mil em dias especiais. Nos orgulhamos do êxito que estamos alcançando, ajudados pelo Sebrae com o qual mantemos, há três anos, uma parceria para oferecer cursos de qualificação, visando com que as pessoas consigam fazer a migração para o comércio formal.”
Perguntado se nesse apoio se insere preparar os empreendedores a desenvolver uma experiência do cliente, André respondeu que esse apoio tem de ser total. “É uma iniciativa público-privada que nasceu com o interesse primordial da prefeitura de retirar essas pessoas da informalidade, da nossa parte, cujo escopo inicial é locar espaços e lucrar com isso, sentimos a necessidade de preparar esse micro comerciante a prosperar onde quer que ele esteja. Não nos afastamos da nossa missão de gerar oportunidade e valor para eles.” Ao longo da live, o CEO falou também das ações que o CDC realiza nas redes sociais buscando interação dos empreendedores com o público, sem cobrar qualquer custo para eles. “A mídia social é hoje a mola propulsora do comércio popular, com quase 500 mil inscritos nos nossos perfis, dando acesso às novidades lançadas por aqui e que alcançam todo o País.” Ele comentou ainda dos projetos digitais em pauta já para os próximos meses, entre outros assuntos.
O vídeo, na íntegra, está disponível em nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1063 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA terá sequência amanhã (06), recebendo Rodrigo Villela, vice-presidente de serviços da Mastercard Brasil, que abordará a evolução na personalização da experiência; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “Cliente Global: Para qual direção o mercado vai em 2025?”, reunindo Melissa Riley, especialista em CX e customer insights, Ladislau Batalha, CEO do LAB Experience e do ICXI, e João Pedro Sant’Anna, CEO da SellersFlow.