O desafio de ser competitivo

O e-commerce brasileiro está em constante crescimento, mas, por outro lado, muitos consumidores estão se habituando a fazer compras também em sites estrangeiros. Para Débora Capobianco, gerente de marketing da Privalia, as pessoas que compram em sites estrangeiros estão buscando qualidade e preço. Dentro dessa realidade, o comércio eletrônico do Brasil deve buscar melhorar os serviços para conquistar e convencer o e-consumidor.  “Para mim, o desafio é a oferta, que deve ser de qualidade, com um preço justo e que agrade o consumidor. E o serviço, que precisa melhorar muito ainda para conquistar a fidelidade do cliente. Precisamos ter uma oferta mais competitiva no Brasil, para fazer frente à competição externa para este público”, declara. 
O mais importante entre esses pontos, na visão de Débora, é o serviço satisfatório. “Acredito que a questão está muito mais do lado da oferta do que da loja: bons produtos com preços competitivos, que é o que o consumidor que compra em sites estrangeiros busca. O e-commerce brasileiro está em desenvolvimento e vem crescendo bastante, mas ainda há espaços para melhorias, principalmente de infraestrutura logística no país”, diz.
No modelo da Privalia, que atua também no comércio eletrônico em outros países, o investimento é no aprimoramento dos serviços de atendimento ao cliente. Segundo a gerente, as operações empresa são independentes em cada país e adaptadas à cultura local. “No Brasil, para atender a este consumidor cada vez mais exigente, já oferecemos diversos canais de atendimento, como e-mail, chat, telefone e um canal exclusivo em redes sociais”, conta.

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