Os consumidores online estão usando as redes sociais com mais frequência antes de efetuar a compra. De acordo com uma pesquisa divulgada pela agência Go Gulf, mais de 50% das empresas acreditam que as mídias sociais tem ajudado a melhorar as vendas, sendo que 74% dos consumidores online pesquisam a página de empresas nas redes sociais antes de finalizar a compra.
Para Luís Felipe Cota, diretor de marketing da Goomark, agência de comunicação e marketing para pequenas e médias empresas (PMEs), o trabalho nas redes sociais além de fidelizar a marca, ajuda também a aumentar o faturamento do negócio. “Conquistar um novo cliente não é uma tarefa fácil, sendo que eles estão cada vez mais exigentes com a briga da concorrência. Ter um canal de fácil acesso para os clientes poderem tirar dúvidas, entender mais dos produtos ou serviços e poder dar a sua opinião, ajuda a fidelizar os consumidores da marca e consequentemente gerar novos negócios”, diz Cota.
Os consumidores dão cada vez mais atenção às redes sociais onde gastam 27% do tempo total online. A empresária Débora Malena, olhando para esses números decidiu investir nas mídias sociais para fortalecer a marca de sua empresa e causar o desejo de compra nas mulheres. A sócia da News Star Folheados contratou uma agência para cuidar da conta no Facebook, que em seis meses teve um aumento nas vendas de 30% e teve que aumentar a sua linha de produção. “Não esperava todo esse ‘bum’, tivemos que contratar novos funcionários para atender a demanda e ainda de acordo com a opinião dos fãs podemos mensurar a satisfação dos nossos clientes”, diz Débora.
De acordo com dados da pesquisa, 89% dos comerciantes usam os canais de redes sociais para expor a marca, dependendo do segmento o retorno por meio da plataforma é ainda maior. “O segmento feminino é o mais forte, as mulheres comentam, compartilham e participam mais das interações nas páginas do que os homens”, finaliza Cota.