A partir de hoje (19/10), os correntistas poderão fazer pagamentos por meio do Débito Direto Autorizado (DDA), sistema que pretende substituir os boletos bancários pela cobrança eletrônica. Com ele, o cliente consegue concentrar as cobranças em um único banco, por meio eletrônico. Todas as cobranças (mensalidades de escola, condomínio, boleto do cartão de crédito) registradas em nome desse correntista serão enviadas eletronicamente pelos credores por meio da Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP). Atrelado a essa plataforma, os bancos podem agregar novos serviços para atrair os clientes.
O Bradesco, por exemplo, disponibilizou aos clientes pessoa física o programa “Net Finanças”, que permite a organização do orçamento pessoal. Já as empresas terão acesso a um programa para controlar com maior precisão o fluxo de pagamentos e recebimentos registrados no banco. Desde o dia 22 de junho, todos os canais de atendimento do banco estão abertos para receber adesões. Até quinta-feira (15/10), o Bradesco contava ao menos com 1 milhão de adesões ao DDA. Ao todo, a instituição possui cerca de 20 milhões de correntistas.
Já no Itaú Unibanco, o cliente que aderir ao DDA poderá escolher um meio para ser avisado sobre a chegada de uma nova cobrança (SMS, e-mail) e o prazo de antecedência antes do vencimento para a chegada desses avisos. Mais de 300 mil dos 15 milhões de correntistas já optaram pela adesão. No caso do Grupo Santander, a campanha vai além dos canais tradicionais de atendimento ao cliente. A instituição irá veicular na mídia nacional campanhas publicitárias anunciando o início do DDA.