Autor: Danilo Fernandes
Não restam dúvidas de que o Google conquistou o posto de principal buscador da internet. Não importa o tipo de assunto, a maioria das pessoas acaba optando por ele! Para termos uma noção da real influencia do gigante da web, um estudo britânico, realizado pela Birmingham Science City, constatou que as crianças confiam mais no que diz o site do que na resposta que recebem de seus próprios pais. O trabalho relata que quando surgem as dúvidas, 54% dos meninos e meninas preferem consultar primeiro o Google e somente se a resposta não tiver ficado clara é que consultam os pais e até mesmo professores para a confirmação.
Mas você deve estar se perguntando: como essa tendência pode influenciar no desempenho de minha empresa?
Mas você deve estar se perguntando: como essa tendência pode influenciar no desempenho de minha empresa?
Vivemos um momento onde quem não está no Google simplesmente parece não existir, então parece óbvio deduzir que se uma empresa quer ter sua marca ou produto presente na vida e principalmente, na memória de seus clientes ela precisa estar em posição de destaque no buscador. Chamamos isso de “brand awareness”, que é quando uma marca consegue se fazer presente de uma forma constante, direta e até intuitiva na cabeça dos consumidores.
O desenvolvimento de Brand Awareness requer não somente a lembrança e o reconhecimento da marca, mas também o fortalecimento dos atributos relacionados a ela, seus benefícios funcionais, experimentais, simbólicos e até atitudes que ela possa influenciar. Como em qualquer outra ação de marketing, esta requer planejamento. Não se pode simplesmente criar vídeos no Youtube, comprar algumas palavras em links patrocinados e achar que vai se destacar. Para obter resultados positivos é preciso mergulhar nesse universo e entender o tipo de estratégia que gera mais resultado de acordo com o tipo do seu negócio.
As ferramentas do Google são poderosas no sentido de apresentar os atributos e sentimentos relativos às marcas, colocando-as em contato direto com as pessoas e abrindo caminho para a formação do Brand Awareness.
A lição que fica é que o sucesso e o fracasso no uso das ferramentas do Google para formação de Brand Awareness estão relacionados com o conhecimento de quem vai enfrentar o desafio de gerenciar o projeto.
É o que eu digo, como oráculo, o Google oferece os caminhos e as ferramentas a todos. Mas, como oráculo, não são todos os que conseguem usufruir. Nesta hora, assim como a Esfinge de Tebas, o Google dará o cheque mate naqueles que se aventuram a se aproveitar dele: “Decifra-me ou te devoro”.
Danilo Fernandes é CEO da GPMídia.