O crescimento economico do Brasil pode ser traduzido nas expectativas do consumidor, que está cada vez mais confiante e otimista. Tanto que para 74% dos brasileiros, 2012 será melhor do que 2011 e 60% acreditam que será um ano de prosperidade econômica. Esse mesmo otimismo se reflete na vida pessoal: 76% garantem estar muito satisfeitos com suas vidas. Esses são números da pesquisa Barômetro Global de Otimismo, feita pelo Ibope Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN). E analisando a série histórica, é possível verificar que em 30 anos a proporção de otimistas dobrou no país, já que em 1980 era de apenas 38%.
Se tomarmos como parametro a pesquisa divulgada todo mês pela ACSP e Ipsos, o índice nacional de confiança atingiu o recorde de 178 pontos em janeiro, contra 173 pontos em dezembro de 2011, 161 pontos em janeiro de 2011 e 147 pontos em janeiro de 2010. “Os números mostram que o brasileiro continua confiante no desempenho da nossa economia”, afirma Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). A pesquisa revela ainda que para 54% dos entrevistados a situação financeira atual é considerada “boa”, enquanto para 60% a situação financeira “futura” vai ser melhor.
Mais, a maioria dos consumidores brasileiros projeta, em média, aumentos das finanças pessoais superiores a 10%, ou cerca de 5% em termos reais, de acordo com a pesquisa Consumidores Emergentes, da Credit Suisse. Para o corresponsável pela área de Latin America Equity Research do Credit Suisse, Andrew T. Campbello, tal comportamento no Brasil é produto do aumento recente da renda, que mitigou os efeitos da inflação e fez com que a população continuasse a consumir. Além do Brasil, Índia e China também estão entre os mais otimistas.
Satisfação pessoal
Ao serem questionados sobre como se sentem em relação às suas vidas atualmente, 76% dos brasileiros declaram estar satisfeitos, bem acima da média global, de 53%, aponta o Barômetro Global de Otimismo. Os moradores da região Sul são os mais satisfeitos, com 81%, seguidos dos habitantes do Sudeste (76%), Nordeste e Norte/Centro-Oeste (ambas com 75%). “Nota-se que quanto maior o município menor o índice de felicidade”, conta a diretora executiva de marketing e novos negócios do Ibope Inteligência, Laure Castelnau. Ela também ressalta que quanto mais elevada a classe social, maior o índice de satisfação pessoal: 81% nas classes A/B, 76% na classe C e 71% nas classes D/E.
Veja o que mais as pesquisas revelam:
Índice nacional da ACSP/Ipsos sobe para 178 pontos em janeiro de 2012
Brasileiro acredita que 2012 será melhor do que 2011, mostra pesquisa do Ibope
Pesquisa sobre consumo mostra as expectativas para 2012 em países emergentes
Confira também estudos sobre mudanças no perfil dos clientes:
Pesquisa The Tomorrow Store aponta o teatro como referência para a fidelização
Consumidores querem veículos com mais tecnologias de comunicação e segurança
Pesquisa aponta que 19,38% das visitas foram feitas a sites de redes sociais e fóruns
Estudo da Serasa Experian revela popularidade do celular entre jovens da periferia
Consumidores desejam cada vez mais adotar tecnologias para realizarem compras, aponta pesquisa da KPMG