O papel da inovação na experiência do cliente

Os consumidores estão mais dispostos a se engajarem com marcas que utilizem novas tecnologias quando sentem que estão no controle da própria experiência. Essas são algumas das conclusões do Estudo da Oracle sobre o Varejo em 2025. A pesquisa, que ouviu 709 consumidores em fevereiro, avaliou as atitudes dos consumidores em relação a novas tecnologias e como elas definirão seu comportamento nos próximos anos. “Os consumidores indicam claramente que possuem um perfil conservador para as tecnologias de varejo que requerem dados pessoais profundos e tomam as decisões por eles”, disse Mike Webster, vice-presidente sênior e gerente geral da Oracle Retail e Oracle Hospitality.
Inteligência Artificial, Realidade Virtural e IoT ajudam a prever melhor a próxima atitude de compra dos consumidores. Tanto que 64% dos entrevistados gostaram da opção de usar a realidade virtual para navegar em uma experiência personalizada na loja e ter um guarda-roupa escolhido a dedo para experimentar na loja. Além disso, 58% dos consumidores demonstraram atitude positiva quanto à ideia de ter o vendedor de alimentos sugerindo uma lista de compras para sua aprovação com base no histórico de compras e de dados sociais e ambientais.
No entanto, a criação de uma forte base de confiança é fundamental para o sucesso do lançamento de novas experiências. Se as marcas exagerarem, a reação pode ser visceral. Isso porque, ao mesmo tempo, 54% dos entrevistados indicaram que ter um vendedor de alimentos cobrando e enviando automaticamente seus itens com base no histórico de compras, nos dados sociais e ambientais seria invasivo. E 57% dos consumidores acham que as recomendações feitas por robôs com base em seu perfil de mídia social são invasivas.
VELOCIDADE FEROZ
A velocidade é crítica para a moda e só tende a aumentar. A impressão 3D e a entrega por drones acelerarão o processo de criação do produto até a chegada para o consumidor de meses para dias e, eventualmente, horas. Com isso, 67% dos consumidores gostam da opção de entrega praticamente em tempo real até a sua porta feita por drones. Já 64% dos consumidores responderam favoravelmente ao conceito de ter uma loja sugerindo um acessório sob medida produzido por meio de impressão 3D.

PERSONALIZAÇÃO APERFEIÇOADA
Os consumidores são cautelosos na hora de enviar voluntariamente os dados necessários para a personalização, mas ainda procuram uma experiência sob medida, reforçando a necessidade de relacionamentos mais fortes com as marcas. Por outro lado, existe uma clara diferença na expectativa do consumidor para que os varejistas tornem os dados disponíveis e personalizem a informação sobre componentes, origem e de recalls com base em padrões compras específicos.
A pesquisa aponta que 54% dos entrevistados enxergam de forma favorável o conceito de vincular seu rastreador vestível de atividade com a sua farmácia para que ela possa sugerir produtos que atendam suas necessidades específicas de saúde e bem-estar; e 78% dos entrevistados são a favor de ter informações detalhadas sobre os componentes do produto (ex.: algodão, elastano, etc) e sua origem antes da compra. Junto à isso, 46% dos entrevistados indicaram que receber alertas em tempo real sobre recalls dos produtos atuais, e o tempo desde o último recall do fabricante, com base no histórico de compras anteriores melhoraria a sua experiência.

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