A Compuware, empresa de soluções de gestão, anuncia os resultados do estudo “A incerteza da detecção de violação de dados”, desenvolvido pelo Instituto Ponemon. De acordo com o relatório, as pessoas com acesso privilegiado representam a principal causa para esse tipo de problema – responsáveis por 75% dos casos. Os hackers, por sua vez, aparecem em 5º lugar no ranking, com apenas 1%.
O estudo revela ainda que 79% dos entrevistados já sofreram com pelo menos um episódio de perda de informações e que 41% desses problemas aconteceram em ambientes mainframe, colocando em risco uma série de documentos confidenciais – já que mais de 80% dos dados gerados por governos e corporações, em todo o mundo, estão baseados nesta plataforma. “As empresas precisam reconhecer que confiar plenamente nos funcionários pode impactar negativamente a segurança e o interesse dos negócios”, afirma Perry Carpenter, diretor de Pesquisas do Gartner.
“A privacidade de dados tornou-se uma questão crítica para o negócio. Esse relatório demonstra que a quantidade de informações pessoais e corporativas geradas a cada dia estão sobrecarregando as organizações, que não conseguem garantir sua confidencialidade”, finaliza Larry Ponemon, fundador do Instituto Ponemon. A pesquisa desenvolvida pelo instituto foi realizada com cerca de 3,6 mil profissionais de TI da Alemanha, França, Reino Unido e Estados Unidos.