O potencial da viralização



A sexta edição do levantamento sobre Internet no Brasil, realizado semestralmente pela F/Nazca com apoio operacional do Datafolha, quantificou o potencial de viralização do mundo virtual. Enquanto 51% dos internautas têm o hábito de publicar na rede conteúdos feitos por eles próprios, 69%, isto é, 45,5 milhões de brasileiros costumam compartilhar on-line. Os meios mais acessados para tal fim são o Orkut, assim adotado por 54% dos internautas, seguido do MSN, com 45%, e do e-mail, com 41%. Os conteúdos mais compartilhados são fotos, trocadas por 49% dos usuários, seguidas de textos e vídeos, ambos com 30%.

 

Os números ganham ainda mais destaque quando se leva em consideração o fato de que a assiduidade é um traço marcante do perfil de navegação no Brasil: 86% dos 66 milhões de internautas identificados pelo estudo entram na rede pelo menos uma vez por semana e 37% navegam todos os dias. “A força do espalhar fatos na Internet sempre foi evidente. Os dados da nossa pesquisa só confirmam a fragilidade das marcas diante deste universo horizontal, instantâneo e anárquico em que se transformou a opinião pública na Era das Redes”, avalia Fernand Alphen, diretor nacional de planejamento da F/Nazca.

 

A pesquisa identificou ainda que os hábitos de inclusão e viralização variam consideravelmente de acordo com a região do País. Enquanto no Sul, a menos atuante, apenas 36% dos internautas publicam e 55% compartilham, no Nordeste, região com menor renda per capita do País, os números sobem para 57% e 77%, respectivamente. A colaboração reflete outra discrepância regional. Entre os nordestinos, 21% já enviaram algum conteúdo de sua autoria para veículos de comunicação, ao passo que no Sul a prática cai para 14%.

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