Na hora de escolher um hotel para ficar, a marca já não tem mais tanta importância. Preço e avaliações de outros hóspedes são fatores mais relevantes para os consumidores, segundo novo estudo promovido pelo Expedia Group. A pesquisa consultou mais de 900 consumidores e mostrou que hotéis independentes atualmente podem competir em pé de igualdade com redes mais conhecidas.
O preço foi o fator mais decisivo na hora da escolha do hotel, considerando que os hóspedes colocam os custos de hospedagem como prioridade na hora de orçar uma viagem. “Enquanto os consumidores buscam o melhor custo benefício durante as reservas da viagem, suas escolhas individuais refletem aquilo que eles mais valorizam”, disse Abhijit Pal, chefe de pesquisa do Expedia Group. “O consumidor que procura uma acomodação econômica busca o melhor valor dentro de seu orçamento, enquanto alguém com mais renda pode estar disposto a fazer reservas em um hotel mais luxuoso e pagar mais por noite, mas nada além do que julgue necessário.”
Ainda de acordo com o estudo, as avaliações dos hóspedes têm uma forte influência na seleção do consumidor. Há 72% de chance de o consumidor valorizar as avaliações de outros hóspedes, antes de escolher o hotel, do que a marca em si, preferindo até mesmo pagar mais por meios de hospedagem bem avaliados do que por hotéis de redes famosas.
Os participantes da pesquisa, em geral, estavam dispostos a pagar mais por hotéis com avaliações mais altas de hóspedes: 24% a mais por um hotel com nota 3,9 em vez de um hotel com nota 3,4, e 35% a mais por um hotel com avaliação de 4,4 em comparação a um hotel de 3,9. Na plataforma Expedia, as avaliações dos hóspedes podem gerar notas de 0 a 5. “As classificações de amigos ou hóspedes nivelaram a disputa para hotéis independentes”, disse Abhijit Pal, chefe de pesquisa do Expedia Group. “Hoje, os hotéis independentes competem em escala global com as redes por causa da distribuição e da tecnologia assim o permite, e a qualidade está sob seu controle.”