O Instituto Qualibest acaba de finalizar uma pesquisa com 1.684 internautas para avaliar a recepção e aceitação da TV Digital pelos consumidores. Inaugurada no dia 02 de dezembro, a TV Digital desperta curiosidade na população, mas ainda levanta alguns questionamentos por parte dos consumidores. A pesquisa revelou que grande parte dos entrevistados (89%) ainda sabe pouco ou nada sobre o sistema, embora 67% deles garantam ter um grande interesse pela novidade.
Cerca de 44% dos pesquisados afirma que vão esperar o assunto amadurecer mais para adquirir o set top-box, aparelho necessário para a recepção do sinal, sendo que 28% comprariam o equipamento assim que a implementação da TV Digital ocorresse. Mais da metade das pessoas (56%) estão dispostas a pagar um preço de até R$ 200,00 pelo equipamento, valor que também é defendido pelo Governo Federal, mas que ainda é considerado inviável pela indústria.
Imagem e som são os recursos de melhor percepção com o início da TV Digital, pois 91% acreditam que a imagem será de melhor qualidade com a nova tecnologia e 85% dos entrevistados também acham que isso acontecerá com o som. Para 66% essas duas melhorias acontecerão imediatamente após à implantação da TV Digital. Em relação à interatividade, 41% consideram que a TV Digital trará essa mudança.
“O que percebemos é que ainda faltam maiores esclarecimentos sobre os benefícios que a TV digital trará para deixar o consumidor mais seguro para investir na aquisição de uma nova televisão e de um novo aparelho set-top-box”, afirma a diretora do Instituto QualiBest, Daniela Daud.
Entre os recursos que a TV Digital poderá proporcionar, os entrevistados dão maior importância a capacidade de receber imagens e sons com maior nitidez (88%), capacidade de gravar o programa que será transmitido diretamente na TV (84%) e capacidade de transmissão do mesmo programa em diferentes horários (80%).
Sobre a rotina dos consumidores, 41% deles concordam que a TV Digital irá alterar a rotina de assistir televisão, mas somente 29% acreditam que isso aumentará a quantidade de horas que assistem TV. Quando questionados sobre a possibilidade do lançamento de oferecer acesso à internet pela TV, 78% dos pesquisados afirmaram que acessariam tanto pelo computador quanto pela TV.