Para conhecer mais sobre os hábitos de consumo de computadores, a divisão de sistemas pessoais da HP Brasil encomendou uma pesquisa para a empresa Direkt. O estudo foi realizado durante os últimos seis meses, em São Paulo, com compradores de desktops para uso doméstico. O primeiro aspecto apresentado é que há duas motivações principais para a aquisição de um desktop. Uma delas é a motivação funcional, ou seja, acesso à informação, ferramentas de comunicação e entretenimento. A outra é a emocional, a maioria dos entrevistados afirmou que hoje em dia não consegue ficar sem computador e que este equipamento possui o mesmo papel que a televisão tinha há alguns anos.
A decisão de compra de um computador é baseada principalmente na qualidade, na marca e no preço dos equipamentos. Foi apontado que a marca mais conhecida, bem avaliada e desejada pelos consumidores, é a HP. Esta, segundo os entrevistados, é a que mais transmite tranqüilidade, devido à garantia e ao suporte técnico oferecidos.
O perfil dos consumidores de PCs, detectado pela pesquisa, é muito ativo e com necessidade constante de informação. Apesar disso, o acesso a Internet ainda é visto como meio de lazer. Todas as pessoas entrevistadas possuem uma relação forte com tecnologia e o principal motivo para a aquisição de um desktop foi o uso da Internet.
Apesar do desktop para a casa ser para uso pessoal, ele pode ser estendido a outros membros da família. Contudo, a maioria das pessoas decidiu sozinha pela compra e o processo entre a escolha e a aquisição do produto durou menos de um mês. A busca por informações geralmente aconteceu em lojas, revendas, amigos, jornais e Internet.
Outro aspecto interessante que o estudo detectou é a tendência dos consumidores em adquirirem monitores LCD, ao invés dos CRT. Ainda de acordo com a pesquisa, os consumidores atuais não procuram somente equipamentos básicos, estão dando mais valor aos acessórios e configurações opcionais, como leitor/gravador de DVD, placa de vídeo, etc. Esse fator talvez esteja acontecendo devido à maior experiência e conhecimento das tecnologias e também pelo fato dos brasileiros estarem adquirindo seu segundo equipamento.