O retorno de uma influência positiva

Muitos podem até não achar, não perceber ou, até mesmo, não saber, mas as empresas influenciam os seus clientes. Não no sentindo de manipulação, mas sim na possibilidade de passarem seus valores ao público, conscientizando-os e, inclusive, fazendo com que se identifiquem com a posição em que negócio possui no mercado. Percebendo, justamente, a importância que pode ter no dia a dia de seus clientes, a Embraco tem a preocupação em proporcionar uma influência positiva em suas vidas, por meio de suas estratégias e projetos voltados para ações sociais e sustentáveis. “Colocamos a questão da sustentabilidade como um dos pilares estratégicos do negócio, buscando equilíbrio com os resultados financeiros e o retorno para a sociedade e meio ambiente”, explica Emerson Zappone, diretor de operações no Brasil.
Para não parecer apenas um discurso, Zappone afirma que faz parte da empresa que o tema seja assumido internamente por todas as áreas. Ou seja, não apenas uma ação socioambiental, a sustentabilidade é um pilar da empresa e de todos os seus planejamentos. “O envolvimento da Embraco com sustentabilidade se dá não só por meio de investimento social ou propaganda ligada à ecologia e meio ambiente, mas a gente desdobra o assunto de sustentabilidade em três frentes.” Elas são: passar pela área de tecnologia de produto, na parte do serviço prestado pela empresa; passar pela cadeia de transformação da empresa, que é a maneira como ela produz, como se relaciona com os fornecedores e como eles encaram o assunto dentro de seus negócios; e o engajamento das pessoas por meio de ações sociais, seja com o público interno ou na comunidade em que ela atua, que é a parte mais tradicional da cadeia.  
Dessa forma, como resultado de comportamento adotado ao longo dos anos, todos os processos, hoje, da empresa tem a sustentabilidade como base. Inclusive, em 2012, foi revista a política de investimento social, na qual passou a focar em um público de crianças e adolescentes para a educação voltada ao meio ambiente. “Isso é só um pequeno exemplo de que, quando você coloca o assunto sustentabilidade na estratégia, ele vai gerando transformações dentro do teu processo a fim de que se torne coerente com aquilo que você quer. Valendo também para a nossa estratégia de produtos, que é cada vez mais eficiente, com inovação, tecnologia e sempre buscando a inovação voltada à sustentabilidade”, adiciona o executivo. 
Já quando se trata do contato com o cliente, a questão socioambiental se torna a linguagem do relacionamento. “Ela não é um atributo (sustentabilidade), ela já se torna o ponto de partida dentro do qual se constrói o produto e a relação com o próprio cliente.” Como a construção da reputação também se origina com base na relação com o consumidor, a Embraco visa trabalhar as questões sociais com o se público mais do que superficialmente, na parte da propaganda. Por meio de seus trabalhos de melhorias contínuas, o objetivo é se tornar uma empresa genuinamente sustentável e, então, influenciar os clientes para que eles também passem a ter um comportamento mais preocupado consigo e com o meio ambiente. “Quando a Embraco coloca de forma central o assunto como sua estratégia, ela começa, em todas as frentes, a gerar soluções e se relacionar com os vários stakeholders de uma forma diferente. Então influencia e, ao mesmo tempo, gera oportunidades, serviços e produtos diferenciados e isso são vantagens para o cliente”, acrescenta Zappone. Como quando oferecem aos consumidores uma opção de descarte correto para os eletrodomésticos, para que não sejam despejados em lixões e aterros sanitários, para que o material seja usado da melhor maneira depois de seu uso. 
Ainda que seja um processo com uma duração longa e gradual dentro da empresa, o executivo ressalta que esse pode ser justamente um dos segredos de sucesso da empresa. “Aconteceram vários marcos, processos, mudanças, adaptações, que foram dando consistência e gerando coerência nas ações diárias da empresa, inclusive com os vários stakeholders, criando o que a Embraco é hoje”, conta. Por mais que algumas mudanças tenham ocorrido, ao final, o resultado é o posicionamento diferenciado que ela possui hoje no mercado e a credibilidade que tem com os seus clientes neste assunto.

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