Acompanhar os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 conectado pelo celular foi uma raridade no Brasil. Mas, agora, nos Jogos do Rio de Janeiro essa realidade é outra. Há quatro anos, apenas 8% dos brasileiros acima de 13 anos navegavam na internet pelo dispositivo móvel. Hoje, a maioria dos brasileiros acessa a internet pelo celular. De acordo com dados do EGM (Estudo Geral de Meios), da empresa de pesquisa Ipsos, seis em cada dez pessoas (62%) que acessam a internet atualmente o fazem pelo dispositivo móvel. Isso significa que, entre a Olimpíada de 2012 e a deste ano, a penetração do acesso à internet pelo mobile cresceu quase oito vezes. O monitoramento do EGM foi feito com 34.311 pessoas em nove regiões metropolitanas entre abril de 2015 e março de 2016.
“As Olimpíadas já estão presentes na internet há mais de uma década, mas podemos afirmar que essa é a Olimpíada do mobile. Para as marcas, sejam elas patrocinadoras ou não, isso representa um desafio que pode se transformar em oportunidade”, afirma Diego Pagura, diretor de negócios de Ipsos Connect, responsável pelo EGM. “Ao mesmo tempo em que a atenção das pessoas estará dividida em telas e ações ao vivo, as oportunidades de contato para as marcas proliferam de maneira exponencial.”
Principal opção para classe D
A internet no dispositivo móvel já é a principal forma de navegação para os usuários da classe D. Entre os entrevistados desse grupo, 40% utilizam o celular contra 35% que navegam por outros dispositivos. Na classe C, o uso é semelhante para as duas formas, com 62% que navegam pelo mobile contra 63% que optam por outros dispositivos. Nas classes mais altas, a diferença percentual se acentua: na B, 76% usam o celular para se conectar, enquanto, 82% acessam de outras maneiras. Na classe A, a conexão pelo mobile é a escolha de 85% dos entrevistados, contra 90% para outras formas de acesso.
Preferência dos mais jovens
Os mais jovens são os que mais utilizam o mobile para acessar conteúdo na internet, com nove entre cada dez entrevistados entre 18 e 24 anos que optam por essa forma. Entre aqueles entre 55 e 64 anos, a incidência no uso da internet no celular cai a 26%. Entre aquelas acima de 65 anos, apenas um em cada dez entrevistados optam pelo celular na hora de navegar.