No início deste mês, um estudo apresentado pelo agregador de produtos UmSóLugar, com o intuito de analisar os sistemas operacionais e navegadores mais utilizados na Europa, em comparação com o Brasil, apontou o Chrome como sendo o navegador número 1 para o primeiro passo na trajetória da compra online, em ambos os mercados. Para se ter uma ideia, o poder da Google se reflete em 53,31% do mercado europeu, contra incríveis 81,97% em território nacional. Enquanto o Internet Explorer assumiu definitivamente sua posição no terceiro lugar do pódio, com a ascensão do Firefox, dominando 23,53% dos navegadores na Europa, e 12% no Brasil.
No que diz respeito ao sistema operacional mais utilizado em desktops, o estudo aponta que tanto o mercado brasileiro quanto o europeu ainda são dominados pelo Microsoft Windows. Seu maior rival, o Mac OS, da Apple, pode até possuir a segunda maior fatia nos dois mercados, mas ainda não coloca em risco a soberania do Windows, com 96,42% de presença no Brasil e 85,8% na Europa.
Quando o assunto muda para sistemas operacionais utilizados em dispositivos móveis, porém, fica aparente a desvantagem do Windows ante os predominantes Android e iOS. Para se ter uma ideia, 79,56% das compras online efetuadas em território nacional foram realizadas por meio do Android, bem como 57% das aquisições no mercado europeu. O iOS, por sua vez, tem maior presença fora do país, representando 42,23% da fatia na Europa, contra 19,24% no Brasil. Somados, Windows e Linux não demonstram 2% em cada mercado.