A pesquisa Connected Life, da Kantar, detectou que existe um gap de 31% na compra da categoria de cuidados pessoais no ambiente online. O estudo revela que 59% dos internautas brasileiros pesquisam mais de uma vez por semana por produtos neste segmento, sendo que 28%, efetivamente, compram no online, o que demonstra uma quantidade expressiva de possíveis clientes no e-commerce.
Por outro lado, considerando que a influência digital cresce de forma rápida, ela também influencia a compra offline, uma vez que muitas pessoas pesquisam no on-line o que vão comprar na loja física. “Por mais que a compra on-line ainda seja pequena, a presença no ambiente digital, com campanhas, nas redes sociais ou mesmo no e-commerce, são fundamentais para todas as marcas, já que esta exerce grande impacto na compra, independentemente de onde ela é finalizada (on-line ou offline)”, explica Luciana Piedemonte, diretora de marca e commerce da Kantar.
O estudo ainda detalha o gap potencial das subcategorias dentro de cuidados pessoais, como: cosmético (32%), perfume (33%), cuidado facial (36%), pele (40%) e cabelo (44%). Analisando um pouco mais a categoria de cuidados com o cabelo, há uma enorme gama de touchpoints com o consumidor cada vez mais conectado. O estudo indica que são em média 21 pontos de contato, sendo apensas ¼ deles no ambiente digital, assim as marcas de produtos para o cabelo têm muitas oportunidades para influenciar o shopper em momentos diferentes da jornada de compra, o que torna complexo a definição de onde focar esforço e investimento para influenciar esse comprador. “As consumidoras têm uma grande interação com essa categoria, tanto antes quanto no momento da compra são 3 x mais pontos de contato do que a categoria de refrigerante.”