No primeiro dia do Fórum As Grandes Sacadas do Top de Marketing, Luiz Paulo Rosemberg, diretor de marketing do Corinthians, apresentou as estratégias do time para melhorar a imagem do clube e reforçar a presença da marca no mercado. Rosemberg, que tem formação em Economia, explicou algumas das condições do sucesso do marketing. Para ele, a legitimidade do clube, a governança profiossionalizada e, principalmente, a legitimidade do futebol do Corinthians, ajudaram na elaboração das estratégias.
Sem verba interna para o departamento de marketing, o grande desafio, de acordo com Rosemberg, é desenvolver parcerias, negociar e valorizar a marca com a associação de patrocinadores com boa imagem diante do público. O trabalho, porém, foi facilitado pelo suporte da fiel torcida, segundo Rosemberg. “Fica tudo mais fácil pra marca quando se tem esse tipo de devoção”, afirma.
Rosemberg apresentou os produtos de marketing desenvolvidos pelo clube nos últimos três anos – desde a carteira de associado “fiel torcedor” e as lojas “Poderoso Timão”, até produtos mais nobres como o Cruzeiro Marítimo “Navio do Centenário”, motos com a marca do time, livros e filmes exibidos em circuito nacional. O diretor de marketing do Corinthians apresentou ainda as campanhas de motivação e responsabilidade sócio-ambiental desenvolvidas pelo clube.
Finalizando a apresentação, Rosemberg lançou ainda os números que reforçam a estratégia do Corinthians – nos últimos três anos, o lucro gerado pelas ações de marketing passou de R$ 42 milhões, para 156 milhões.