As MSOs, ao prestar um serviço que permita aos assinantes buscar, descobrir e consumir seu conteúdo de vídeo e os serviços over-the-top (OTT), podem reter clientes e trazer novas fontes de receita. É o que revelam os resultados da pesquisa da Amdocs, que explora o comportamento de consumo dos clientes sobre os provedores de TV por assinatura. Além disso, 66% dos entrevistados que cortaram ou reduziram o tamanho de sua assinatura, declararam que reconsiderariam a decisão, caso recebessem um serviço que agregasse todos os conteúdos de vídeo e também preferem uma oferta com conteúdo agregado. Já 40% estariam dispostos a pagar mais por isso.
O estudo ainda apontou que as operadoras multissistemas (MSOs) já são vistas pelos respondentes como tendo desempenho superior ao dos players de OTT em termos de: atendimento ao cliente (92%), conteúdo (89%) e qualidade de vídeo (83%). Para os usuários, um serviço ideal de TV por assinatura incluiria serviços adicionais como videogame (23%), mídia social (21%), música (18%) e conteúdo gerado por usuários (17%). Exatamente metade dos consumidores pesquisados gostaria de pagar apenas pelos canais ou conteúdos que assistem; 19% querem um pacote básico e pagar mais pelos canais e conteúdos que eles assistem; e 31% preferem um pacote completo.
“A pesquisa mostra que, neste momento desafiador para o mercado de TV por assinatura, incluindo a concorrência de players OTT levando ao corte, à redução das relações e a necessidade de oferecer uma experiência de TV de última geração, as MSOs têm alguns pontos fortes claros que podem ser alavancados em termos de experiência do cliente do espectador”, diz Nizar Assanie, vice-presidente da IE Market Research Corp. “Ao entender as preferências do cliente em todos os aspectos – de vendas e faturamento, a suporte e consumo -, as MSOs podem impulsionar seus pontos fortes e serviços emergentes para reter clientes e conduzir o crescimento. As pessoas esperam que suas MSOs sejam sua única fonte de consumo de vídeo e entretenimento.”
“Para se manter à frente em um ambiente competitivo como o de hoje, as MSOs precisam de uma suíte de produto como a Amdocs CES 9.1, que abrange a capacidade de oferecer uma experiência superior para os clientes e gerar mais receita, além de atender às demandas complexas de pacote do consumidor moderno”, afirma Rebecca Prudhomme, vice-presidente de marketing de produtos e soluções da Amdocs. “A combinação do portfólio CES 9.1 da Amdocs, com parcerias estratégicas e serviços, permite que as MSOs ofereçam experiências de TV de última geração que vão garantir que possam capitalizar todos os aspectos da experiência dos telespectadores.”
Para a pesquisa, foram entrevistados mais de quatro mil consumidores de TV por assinatura, entre o fim de fevereiro e início de abril deste ano, em 11 países: Austrália, Brasil, Canadá, França, Alemanha, Malásia, México, Rússia, Singapura, Reino Unido e Estados Unidos.