O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) anunciou os números de 2007. No total, foram mais de 20 mil contatos de consumidores referentes a orientações sobre produtos e serviços. Somando os atendimentos telefônico, pessoal e via e-mail feitos pelo Setor de Orientação do instituto, os cinco setores mais reclamados foram:
Setor | % |
Planos de Saúde | 17,1 |
Setor financeiro | 14,0 |
Telecomunicações | 13,8 |
Produtos | 12,2 |
Outros serviços | 8,1 |
Planos de saúde: permanecendo por oito anos consecutivos na liderança do ranking, esse também foi o assunto mais consultado no Idec em 2007. Os principais problemas foram reajustes abusivos e a falta de cobertura de procedimentos, consultas e exames.
Setor financeiro: nesta área, os principais problemas dizem respeito às tarifas bancárias e às cobranças dos cartões de crédito, em que muitas vezes os consumidores não conseguem identificar pelo o que estão sendo cobrados.
Telecomunicações: os problemas mais recorrentes neste setor foram referentes à mudança de pulso para minuto. Alguns aspectos envolvendo a mudança, como a escolha do melhor plano de acordo com o perfil de consumo, o detalhamento da conta e as informações trazidas no demonstrativo de pagamento, foram bastante reclamados.
Produtos: os problemas mais significativos foram de produtos com defeito e oferta enganosa.
Outros serviços: nesta classificação lideraram os problemas de má execução e os acidentes de consumo.
Além dos atendimentos destacados acima, o Idec recebeu cerca de 23.200 contatos referentes a ações judiciais promovidas pelo instituto, onde 78% trataram de perdas nas cadernetas de poupança nos planos econômicos (Bresser, Verão e Collor).