Os campeões de reclamações no Idec



O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) anunciou os números de 2007. No total, foram mais de 20 mil contatos de consumidores referentes a orientações sobre produtos e serviços. Somando os atendimentos telefônico, pessoal e via e-mail feitos pelo Setor de Orientação do instituto, os cinco setores mais reclamados foram:

 






















Setor


%


Planos de Saúde


17,1


Setor financeiro


14,0


Telecomunicações


13,8


Produtos


12,2


Outros serviços


8,1



Planos de saúde: permanecendo por oito anos consecutivos na liderança do ranking, esse também foi o assunto mais consultado no Idec em 2007. Os principais problemas foram reajustes abusivos e a falta de cobertura de procedimentos, consultas e exames.


Setor financeiro: nesta área, os principais problemas dizem respeito às tarifas bancárias e às cobranças dos cartões de crédito, em que muitas vezes os consumidores não conseguem identificar pelo o que estão sendo cobrados.


Telecomunicações: os problemas mais recorrentes neste setor foram referentes à mudança de pulso para minuto. Alguns aspectos envolvendo a mudança, como a escolha do melhor plano de acordo com o perfil de consumo, o detalhamento da conta e as informações trazidas no demonstrativo de pagamento, foram bastante reclamados.


Produtos: os problemas mais significativos foram de produtos com defeito e oferta enganosa.


Outros serviços: nesta classificação lideraram os problemas de má execução e os acidentes de consumo.


Além dos atendimentos destacados acima, o Idec recebeu cerca de 23.200 contatos referentes a ações judiciais promovidas pelo instituto, onde 78% trataram de perdas nas cadernetas de poupança nos planos econômicos (Bresser, Verão e Collor).

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