Os destaques negativos de 2013

O Grupo Vivo Telefônica está no topo (11.894 atendimentos contra 9.863 em 2012) do Ranking Online do Procon-SP, posição ocupada em anteriormente pelo Grupo Itaú que reduziu seus números de 10.306 em 2012 para 7.199 em 2013. A lista traz, desde 2012, as 30 empresas ou grupo de empresas que geram o maior número de demandas de consumidores registradas nos canais de atendimento.
No comparativo com 2012, observa-se que as instituições financeiras (bancos, financeiras, administradoras de cartão e seguros), com exceção da Caixa Econômica Federal, reduziram as demandas no Procon-SP, apesar de manterem posições de destaque, como é o casos dos três conglomerados privados Itaú, Bradesco e Santander, assim como os bancos públicos, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, na 15ª e 12ª , respectivamente.
Já as empresas do segmento de telecomunicações (telefonia e banda larga fixa e móvel; TV por Assinatura), contrariamente, registraram crescimento significativo de demandas, exceto a Nextel que reduziu o número de consumidores que recorreram ao Procon-SP. Além dos maiores representantes do setor (Vivo-Telefonica, Claro, Tim, Net, Oi e Sky) ocuparem as 15 primeiras posições no Ranking.
Já os grupos Pão de Açúcar, B2W, Magazine Luiza, Wal-Mart e Grupo Mercado Livre, também se destacaram. Neste segmento, figura negativamente a empresa NovaPontocom que reúne as empresas de comércio eletrônico do grupo Pão de Açúcar (casasbahia.com, pontofrio.com, extra.com, barateiro.com), que registraram 96,7% de crescimento nas demandas relativamente a 2012.
Destaca-se também, os fabricantes de telefones celulares e outros eletrônicos, fabricantes de produtos da linha branca e de microcomputadores. A Samsung, na 13º colocação, com diversificada linha de produtos, teve a maior elevação no número de registros, com o acréscimo de 700 atendimentos em relação ao ano anterior. Outro grupo que despontou foi o Lenovo CCE, que não figurava no ranking em 2012, mas ao final de 2013 assumiu a 19º posição com um crescimento expressivo de atendimentos, com baixo índice de solução.
Dentre os fabricantes de produtos da linha branca, o Grupo Mabe (GE, Daco e Continental), que está em recuperação judicial, fora do Ranking de 2012, figura em 23º lugar em 2013. A Electrolux também teve pior desempenho com acréscimo superior a 100 atendimentos em relação ao ano anterior, embora tenha elevado significativamente seu índice de solução: 77% em 2013, contra 55% em 2012.
Vale observar que a expansão do comércio eletrônico fez surgir uma nova atividade, a das chamadas “facilitadoras de pagamento” que ganharam destaque ao longo de 2013, fechando o ano com diversas empresas entre as 30 mais reclamadas: Grupo Uol (Pagseguro), Mercado Livre (Mercado Pago) e Akatus.
Veja o Ranking acumulado do ano de 2013 (clique aqui) e os temas mais reclamados pelos consumidores no mesmo período (clique aqui).

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