A Microsoft foi a marca mais “falada” pelos usuários do Twitter no Brasil, com 12,35% dos tweets. Atrás dela, com 10,64% veio o Linux e, em terceiro lugar, a Nokia, com 8,84%. Os resultados fazem parte de um estudo realizado pela E-Life, empresa brasileira de monitoração e análise da comunicação boca-a-boca on-line, que analisou 36.777 tweets, no período de 06 de maio a 02 de junho de 2009.
Segundo Alessandro Lima, sócio diretor da E-Life, o maior número de tweets citando a Microsoft repercutia o lançamento do vine.net, proposta da empresa semelhante ao Twitter, e tratava de questões sobre o Windows Vista. No caso do Linux, segundo Lima, não há surpresa. “Discussões e informações deste sistema operacional continuam em pauta em qualquer rede social, por conta do caráter aberto do software, e neste mês ganhou peso com o lançamento de um netbook com Linux instalado”, diz.
Outros assuntos muito comentados foram o corte de funcionários da Nokia e o processo de fusão da Fiat com a Opel e a Chrysler. A Dell, devido a sua ação direta no Twitter, possui muitos depoimentos comentando seus produtos e promoções, enquanto que para LG e Samsung, os aparelhos celulares são os grandes responsáveis pelo buzz.
Ranking | |||
Posição | Marca | Volume total | Percentual sob o total |
1° | Microsoft | 4545 | 12,35% |
2º | Linux | 3915 | 10,64% |
3º | Nokia | 3253 | 8,84% |
4º | Dell | 1602 | 4,35% |
5º | Fiat | 1233 | 3,35% |
6º | Mac OS | 1053 | 2,86% |
7º | Intel | 1027 | 2,79% |
8º | LG Electronics | 976 | 2,65% |
9º | Uol | 819 | 2,22% |
10º | Samsung | 771 | 2,09% |