O marketing na era digital é extremamente complexo, uma vez que, para se obter resultado, muitas variáveis devem ser consideradas. Em qual plataforma investir e qual tipo de conteúdo produzir são somente os mais simples dos muitos exemplos possíveis. Segundo Rodrigo Gadelha, especialista em Planejamento Estratégico em Marketing e professor-parceiro da Brasília Marketing School, BMS, o segredo está na precisão e profundidade do planejamento, que deve explicitar informações importantes sobre o comportamento do seu público.
“O papel do planejamento de marketing digital é antever oportunidades e criar um plano de como melhor aproveitá-las”, explica o especialista. E mesmo o planejamento sendo um processo também importante para as campanhas “off-line”, no universo on-line, ele toma uma nova dimensão. Segundo ele, é importante que os ´Planners´ – profissionais atuantes no planejamento de marketing -, destrinchem a concorrência, a própria empresa, o público-alvo, o mercado, as tendências e novas tecnologias, e todos os outros fatores que possam influenciar no resultado, transformando esses dados em informação relevante. “Mais que ter um site, ter uma presença digital consistente é saber se relacionar com seu público”, defende o especialista, frisando que é preciso saber o que, como, onde e quando falar. “Ter o conhecimento profundo do público-alvo é saber como traçar a melhor estratégia para envolvê-lo”, pontua.
NOVA MENTALIDADE
“A internet mudou o ´mindset´ do consumidor. Ele agora é não-linear e muito complexo. O público muda de plataforma ao longo do dia e faz muita coisa ao mesmo tempo”, analisa o professor-parceiro da BMS, explicando a importância de se conhecer a rotina de quem se quer atingir.
Ele exorta: “No curso de Planejamento de Marketing Digital da BMS vemos que há uma relação inseparável entre o momento, o consumidor e as plataformas. Em um determinado público, pode ser comum que se cheque o Facebook pela manhã e só se abra e dê atenção ao e-mail mais tarde, no trabalho. Se uma campanha utiliza o e-mail como plataforma, mas faz o disparo pela manhã, corre o risco de não ser muito efetiva. O maior erro de um comunicador é não saber onde está a sua audiência”.
E ainda mais importante é estar por dentro dos interesses e gostos de quem consome seu conteúdo, acrescenta Gadelha, explicando que é importante saber, além do que conscientemente se deseja ver, o que ele teria gosto de ver naquele momento e naquela plataforma.
“O público brasileiro é muito chegado ao humor, mas mesmo o humor é preciso ser feito no momento certo e da forma certa”, exemplifica. “Outro exemplo vem da diferença de funcionalidade de cada plataforma. Tanto o Facebook como o LinkedIn têm no Brasil seu terceiro maior usuário. Porém se um conteúdo corporativo ou de negócios é publicado no primeiro em vez do segundo, dependendo do público, esse conteúdo pode ser visto como inconveniente ou irrelevante”. E frisa: “Uma presença digital completa e consistente não significa estar em todos os cenários, mas sim saber onde o consumidor está e como ele se comporta.”