A Ouvidoria da Fundação CESP conquistou, no primeiro trimestre deste ano, o certificado ISO 9001. O reconhecimento atesta a excelência do padrão de qualidade utilizado no gerenciamento de manifestações e conflitos do público atendido.
O órgão certificador escolhido pela Ouvidoria da Fundação CESP foi o BVC – Bureau Veritas Certification, acreditado pelo Inmetro e por outros 30 órgãos nacionais e internacionais.
Para Solange Serigatto Vitta, responsável pela Ouvidoria, o desafio sempre foi manter a satisfação do público que possui planos previdenciários e de saúde na entidade – a última pesquisa, realizada entre novembro de 2012 e janeiro de 2013, apontou o índice de 84% de satisfação geral deste público. Ao adotar os requisitos da ISO 9001, a Ouvidoria atua com a visão de prevenção de inconformidades. “Com o reconhecimento externo da certificação fortalecemos o papel da Ouvidoria,” enfatiza.
O processo de adequação aos requisitos da ISO 9001 iniciou-se em março de 2012 e a auditoria externa foi realizada entre os dias 16 e 17 de janeiro deste ano. Para que a Ouvidoria recebesse o certificado de qualidade nacional e internacional, foi preciso demonstrar nas avaliações internas e externas que a mesma pretende obter a satisfação de todos que se relacionam com a área, que busca melhoria constante nos processos, possui infraestrutura e ambiente adequados, bem como proporciona o desenvolvimento contínuo dos colaboradores. O engajamento pela qualidade não se limitou apenas à Ouvidoria: vinte e cinco profissionais de diferentes áreas também receberam treinamento para os padrões internacionais de qualidade e para a prevenção e resolução de conflitos.
“Buscar ferramentas para que nossa administração atinja a excelência nos serviços prestados é fundamental para a segurança de nossos participantes”, destaca o diretor-presidente da Fundação CESP, Martin Glogowsky.