País de internautas



O ano de 2009 fechou com 66,3 milhões de internautas no Brasil, segundo o Ibope Nielsen Online. Esse número é compostos por acessos em todos os ambientes, sejam eles residências, trabalho ou locais públicos. O brasileiro também navegou por mais tempo que europeus e americanos, totalizando 44 horas no mês. Ficou à frente de EUA, com 40 horas, Austrália com 39 horas, França com 38 horas, Reino Unido com 37 horas, Espanha com 35 horas, Alemanha com 33 horas, Japão com 31 horas e Itália com 29 horas, englobando os locais de acesso trabalho e domicílios.

 

Em dezembro de 2009, a categoria com maior crescimento percentual do número de usuários foi Ocasiões Especiais, com evolução de 20,1%, impulsionada pela subcategoria Cartões de Felicitação. Os sites de cartões foram visitados em dezembro por 6,2 milhões de pessoas, um crescimento 61% no mês. A categoria que mais cresceu em audiência em dezembro também registrou elevada atividade publicitária. A pesquisa AdRelevance, que monitora a publicidade veiculada na Internet brasileira, registrou em dezembro o total de 4.491 campanhas publicitárias, realizadas por 1.784 anunciantes e divulgadas por meio de 15.872 banners. Dessas campanhas, 400 foram publicadas em sites da subcategoria Cartões de Felicitação.

 

Também cresceu em dezembro a categoria Finanças e Investimento, com evolução de 6,6%, puxada pela expansão de 9,8% na audiência dos sites de bancos. No comércio eletrônico, a subcategoria Lojas de Varejo aumentou em 2,9% seu número de usuários e chegou ao maior patamar de audiência já alcançado, de 21,3 milhões de pessoas. Telecomunicações e Serviços de Internet continua sendo a categoria com maior tempo de navegação. Nela estão classificados os sites de e-mail e de telefonia, assim como os serviços de mensagens instantâneas, de downloads e de hospedagem, com 34,6 milhões de usuários.

 

Também em dezembro, 23 milhões navegaram em sites da subcategoria Vídeos e Filmes, em que se classificam site como o YouTube, e 13,8 milhões navegaram em sites da categoria Transmissão de Mídia, em que estão os sites de vídeos profissionais. Juntas, as duas categorias chegam a 24,8 milhões de pessoas assistindo a vídeos on-line. Tempo de navegação já é de 1 hora e 5 minutos por mês na subcategoria Vídeos e Filmes.

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