Mais da maioria dos consumidores (65%) pretendem comprar roupas, calçados e relógios no Dia dos Pais. Entretanto, os presenteados, se pudessem escolher, gostariam de receber uma viagem com a família (31%) ou um almoço (22%). A constatação é da pesquisa nacional, sobre os hábitos de consumo do brasileiro, realizada pela Boa Vista SCPC com 1.131 pessoas de todas as regiões do País.
De acordo com os dados, apenas 18% vão presentear os pais com um almoço ou viagem. Já a escolha da lembrança para a data será feita pela maioria (32%) levando em conta principalmente a necessidade ou utilidade do presente. Em seguida, vem o preço (20%), desejo de quem irá ganhar (19%), promoção ou desconto (12%) ou marca (11%).
Dos consumidores, 72% planejam comprar algum presente na data, uma queda de 4 pontos percentuais em comparação ao ano passado (76%). Entre os que comprarão lembranças para a data, 64% pretendem gastar a mesma quantia ou menos em relação ao ano anterior. E os brasileiros das classes A e B são os mais retraídos em relação à compra de presente para a data: 51% disseram que vão comprar algo. Da classe C foram 72% mesma porcentagem das classes D e E.
Valores e formas de pagamento
O valor médio que o consumidor vai gastar com o presente será de R$ 108,40. Uma variação negativa de 3,6% em relação ao valor médio registrado em 2015 (R$ 112,40). Entre os consumidores que pretendem gastar menos, 68% deles tomaram a decisão a contragosto, atribuindo essa redução à situação econômica do País. Também caiu de 74% para 70% o percentual dos consumidores que comprarão presentes à vista. Destes, 48% utilizarão dinheiro e 32% vão usar cartão de débito.