Segundo o dicionário Aurélio, paixão é um sentimento ou emoção elevado a um alto grau de intensidade, sobrepondo-se à lucidez e à razão. Para o estrategista de marcas Arthur Bender, a paixão é a mola-mestra que impulsiona o êxito em tudo o que se faz, tanto na área pessoal quanto na profissional e é justamente este o tema central do seu livro “Paixão e significado da marca”, que chega às livrarias pelo selo Integrare Business.
Narrado em primeira pessoa, o livro apresenta um cenário marcado pela presença de um indivíduo que o autor chama de autista social. Um sujeito, que segundo o Bender, é bombardeado por uma quantidade de informações muito superior ao que ele realmente pode adsorver. A consequência disso é conteúdo em excesso, produzido de forma rápida e desmedida, que atenda a agilidade que o mundo exige, entretanto, com qualidade questionável uma vez que os produtores não estão preocupados o quão raso ele será.
Nesse cenário, Bender considera que se desenvolvem dois grandes tipos de marcas genéricas: as oportunistas, baseadas em preço e promoção e as marcas com significado, que estreitarão cada vez mais laços com seus públicos. O primeiro caso é marcado pelo ruído inútil, por resultados medíocres, baseados na necessidade de vender mais, com margens cada vez menores e por uma geração de consumidores oportunistas, que compram somente produtos em promoção.
Na contramão está um consumidor refém dessas marcas que prometem, por exemplo, uma liquidação extraordinária e que não têm absolutamente nada de diferente de inúmeras outras do mercado, entre outras questões. Assim, a confiança, item considerado o maior patrimônio de uma marca, fica abalada. É a confiança, segundo Bender, que vai definir o território das escolhas das marcas e, por consequência, sua reputação. E é com base na confiança, admiração e emoção que o consumidor faz sua escolha.
Dividido em dez capítulos, o livro reúne textos breves sobre questões ligadas à marca e seu significado real. Para Bender, é fundamental estar atento ao sentido da marca: “O significado da marca – seu propósito, sua causa maior – fará uma enorme diferença no sucesso ou no fracasso, sendo um divisor muito claro entre as marcas que competem por preço”. Para o autor, as marcas precisam estar atentas ao estreitamento da relação com os clientes. Para isso, devem entregar o que prometem. O resultado: poderão encantar o consumidor e conquistar a lealdade.
Ficha Técnica
Título: Paixão e Significado da Marca
Autor: Arthur Bender
Editora: Integrare
Páginas: 272
Preço: R$ 49,90