Os clientes, quando entram em contato com a empresa, seja por percepções positivas ou negativas, querem uma resposta rápida. Dentro disso, as empresas necessitam de uma ação rápida e efetiva dos funcionários para evitar ruídos na comunicação e, desta forma, gerar maior satisfação com o atendimento ágil. Nesse sentido, uma estratégia importante é investir em endomarketing.
Segundo Rita de Cássia Oliveira, diretora da Intramark, é necessário que o funcionário esteja bem preparado para atender esse cliente cada vez mais informado e conectado com o que acontece ao seu redor. “Atualmente, na era do conhecimento, o cliente tem muita informação sobre os serviços e produtos oferecidos pelas empresas, seja por meio de sites, redes sociais, anúncios, etc. Por isso, as atividades executadas pelo endomarketing são importantes para fundamentar o colaborador nas estratégias de negócios da empresa”, comenta.
E não é segredo para ninguém que a fidelização do cliente também se faz pela qualidade no atendimento. Por isso é preciso uma equipe bem preparada e sintonizada com a política da empresa, a partir das ações de endomarketing. Nesses sentido, é importante ter estratégias de comunicação com o funcionário, para que esse ele esteja satisfeito e conheça todas as áreas e diretrizes da companhia. “A partir desse conhecimento, assim como de sua satisfação em relação à empresa, o colaborador certamente irá atender ao cliente externo de forma muito mais completa e satisfatória, principalmente aqueles colaboradores que atuam em áreas de atendimento ao cliente, como, por exemplo, os SAC’s e 0800”, explica.
Investir em endomarketing é um diferencial para as empresas que querem garantir um bom relacionamento com o consumidor, segundo Rita de Cássia, pois instrumentaliza a equipe em busca de melhores resultados e maior satisfação do público-alvo. Além disso, contribui para o desenvolvimento do sentimento do ‘orgulho de pertencer’ à determinada empresa. “Esse sentimento é percebido quando o funcionário atinge um nível de engajamento com a marca em que ele se sente parte dos resultados alcançados. É importante que eles se percebam como ponto chave e determinante na construção de valor de marca”, conclui.