A Páscoa chegou, mas as fábricas e lojas de chocolate já trabalhavam para alavancar as vendas desde o ano passado. Segundo a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, as contratações temporárias devem chegar a 18 mil só em São Paulo. O treinamento dos contratados, de acordo com os executivos do setor, é um fator importante para garantir crescimento nas vendas, uma vez que parte dos novos funcionários terá um relacionamento direto com o consumidor.
Além disso, os produtos que integram as linhas especiais para o período são planejados com antecedência e, para a diretora da Sweet Brazil, Paula de Lima Azevedo, devem transmitir ao consumidor um sentimento de familiaridade. “O mercado está em um momento em que somente os produtos diferenciados não garantem boas vendas, então é necessário adequar a marca ao perfil do consumidor, analisar suas necessidades, e criar uma base forte de relacionamento, fazendo o consumidor enxergar na empresa uma familiaridade”, explica.
Essa proximidade com o consumidor aliada a um bom atendimento é, na visão de Alexandre Costa, presidente da Cacau Show, o segredo para manter o cliente e conquistar outros a cada ano. “A soma de um bom atendimento, bons produtos, preços justos e atenção a detalhes, como uma embalagem diferente, um sorriso ao falar como cliente, ações diferenciadas em nossos canais na internet, entre outras, são parte dessa ´receita´”, afirma.
Ações de fidelidade também ajudam as marcas a se destacar no mercado, como o programa KopClub, da Kopenhagen, por exemplo, que oferece ao cliente um cartão para acúmulo de pontos que serão trocados por presentes exclusivos aos associados da loja. “Mais do que fidelizar, queremos cada vez mais nos relacionar com os clientes”, explica Renata Moraes Vichi, vice-presidente do Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau.
Outra tendência que a maioria dos dirigentes aponta é a atuação nas redes sociais. A página para a comunicação direta com os consumidores é praticamente obrigatória e permite, além da promoção de concursos, estreitar o relacionamento e monitorar as menções à marca nas redes. “Utilizamos estes canais para dialogar com os consumidores e fãs da marca, ou seja, para contar as novidades e também ouvir o que eles têm a dizer, utilizando as críticas, sugestões e elogios para melhorar produtos, atendimento e inovar”, informa Mariana Perota, gerente de marketing de Páscoa da Kraft Foods Brasil.
Confira as estratégias de relacionamento das empresas do setor:
Ofner aposta em grande mix de produtos e ações de fidelização
Kopenhagen e Brasil Cacau apostam na proximidade do consumidor
Top Cau investe em ações para atender do público infantil até os adultos
Novos canais auxiliam Mars Brasil a se aproximar do público-alvo
Segredo está no bom atendimento e na atenção aos detalhes, afirma presidente da Cacau Show
Chocolates Garoto aposta na tradição e no contato próximo ao cliente
Comemorando 100 anos, Lacta investe em lançamentos para fidelizar consumidores
Sweet Brazil busca trabalhar a imaginação do público nos produtos que desenvolve
Montevérgine aposta em novos produtos para cativar o consumidor
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